Londrina supera meta de adesões na campanha por mais verbas para saúde

05/04/2013 16h34 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Londrina superou a meta de 5 mil assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que estabelece destinação de 10% do orçamento da União para a saúde. As listas de adesão dos londrinenses ao Movimento “Saúde + 10” serão anexadas às demais organizadas em todo o Paraná. A campanha é realizada em todo o Brasil para conseguir 1,5 milhão de assinaturas e protolocar no Congresso Nacional a proposta de aumento dos investimentos do governo federal na saúde.
No início da próxima semana o deputado estadual Tercílio Turini entrega ao secretário de Saúde do Estado, Michelle Caputo Neto, e a representantes do Conselho Estadual de Saúde, os documentos com assinaturas coletadas na cidade. Até a quinta-feira (4) à tarde cerca de 6 mil londrinenses já tinham registrado apoio e o número final deve ser ainda maior com a coleta programada para a manhã deste sábado (6) no Calçadão, numa atividade da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Paraná.
Num trabalho conjunto da Câmara Municipal e gabinete do deputado Tercílio Turini, equipes permaneceram até quinta-feira à tarde no Fórum Eleitoral aproveitando o movimento do recadastramento biométrico. Para aderir ao movimento, o cidadão precisa apresentar o título de eleitor. No encerramento do trabalho, o juiz Ademir Richter parabenizou a união de esforços em benefício da população. “Independente de partidos, houve mobilização e participação efetiva dos londrinenses. Isso é positivo e mostra maturidade política”, afirmou.
O deputado Tercílio Turini ressaltou que a aprovação do projeto de lei no Congresso Nacional representará um reforço de R$ 40 bilhões por ano na saúde pública. No Paraná, o acréscimo pode chegar a R$ 2 bilhões anuais. Ele lembrou também que 80% dos brasileiros dependem do SUS para atendimento. “A saúde precisa de mais verbas com urgência. O projeto de lei de iniciativa popular tem mais força, tem o respaldo do cidadão. Espero que o Congresso Nacional aprove a proposta e o governo federal amplie os investimentos na saúde”, declarou.
As vereadoras Lenir de Assis e Elza Correia também acompanharam o encerramento da coleta de assinaturas no Fórum Eleitoral e igualmente destacaram a importância da participação dos londrinenses. “O movimento confirma que a saúde precisa de mais apoio, mais recursos para garantir um bom atendimento”, disse Lenir. “A adesão à campanha foi bastante expressiva e isso mostra que o cidadão quer melhorias na saúde”, afirmou Elza.