O município de Lunardelli, no Norte do Paraná, deverá, em breve, receber o título de Capital da Fé, a partir de um projeto de lei do deputado Alexandre Curi (PSB), que foi aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda-feira (3) da Assembleia Legislativa. Já Umuarama, no Noroeste, que já é conhecida como a Capital da Amizade, pode ganhar essa denominação por meio de lei, graças a um projeto também aprovado em primeiro turno nesta segunda, apresentado pelo deputado Claudio Palozi (PSC). Além destas, os parlamentares analisaram outras cinco propostas durante a sessão plenária.
Entre elas, está um outro projeto de Curi, mas em conjunto com o deputado Luiz Cláudio Romanelli ((PSB), também foi aprovado, mas em redação final. Ele altera um artigo de uma lei aprovada na Casa, que prevê o perdão de débitos das companhias de desenvolvimento municipais. Também passou em redação final o projeto do deputado Nereu Moura (PMDB), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Festa Junina com a maior fogueira de São João do estado, que acontece no município de São João, sempre no dia 24 de junho. Outra proposta em redação final foi a dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que concede o título de Terra da Erva-Mate ao município de São Mateus do Sul.
O Dia Estadual do Movimento das Empresas Júnior no Paraná e a Semana da Literatura Paranaense nas Escolas, também passaram em última votação na sessão. O objetivo, segundo o autor da primeira proposta, o deputado Márcio Pauliki (PDT), é incentivar associações sem fins lucrativos a atuarem no aperfeiçoamento da técnica e no estímulo ao espírito empreendedor dos estudantes. Já a finalidade de se instituir uma semana inteira dedicada aos autores da terra, do deputado Requião Filho (PMDB), é promover um período de atividades variadas para que escritores reconhecidos nacional e internacionalmente, sejam lembrados, lidos e estudados pelos alunos tanto das escolas públicas como das particulares do Paraná. De acordo com o parlamentar, muitos estudantes não têm familiaridade com as obras paranaenses e esta é uma forma de que possam conhecê-las.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.