A Assembleia Legislativa do Paraná realiza, na terça-feira (11), às 18h30, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-pugilista Macaris do Livramento, pelos relevantes serviços prestados ao esporte e à infância no estado. A condecoração foi proposta pelo deputado Thiago Bührer (União), que destaca o papel do ex-atleta na formação de crianças e jovens após o encerramento de sua carreira, que teve como ponto alto a conquista do título mundial da categoria meio-médio, em 1997.
Nascido na cidade de Orleans, no estado de Santa Catarina, em 26 de maio de 1960, Macaris Antunes do Livramento mudou-se para Curitiba aos 5 anos de idade. Mas foi apenas aos 26 anos que ele passou a treinar boxe. Mesmo com esse início considerado tardio na modalidade, o pugilista logo chamou a atenção em competições amadoras e se profissionalizou em 1989.
Até se aposentar, em 2006, aos 46 anos, Macaris disputou um total de 110 lutas, com 105 vitórias (78 delas por nocaute) e apenas cinco derrotas. Ao longo da carreira, conquistou os títulos Brasileiro, das Américas e Mundial de boxe.
Após se retirar dos ringues, passou a se dedicar à popularização da modalidade entre os mais jovens. Assim, fundou, em 2015, o Centro de Excelência de Boxe de São José dos Pinhais, dedicado ao treinamento de jovens talentos e à inclusão social. O centro oferece aulas gratuitas para 200 jovens, utilizando o boxe como ferramenta para o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e determinação. Além disso, o ex-pugilista também preside a Federação Paranaense de Boxe.
“O Macaris é um exemplo de superação e dedicação, que tem feito uma diferença significativa na vida de muitos jovens e na valorização do esporte e da saúde em nosso estado. Sua contribuição vai além do esporte, destacando-se ainda por suas ações sociais, como as palestras e campanhas de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população paranaense”, afirma o deputado na justificativa do projeto que concedeu a honraria.
Serviço:
Evento: Sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná a Macaris Antunes do Livramento
Data: Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Horário: 18h30
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná