Mais que integrar, Frente que apoia escolas especiais quer incluir aluno no ensino regular

02/09/2015 17h55 | por Claudia Ribeiro
(Descrição do áudio))

A deputada Mara Lima (PSDB), que coordena a Frente Parlamentar de Apoio às  Escolas Especiais da Assembleia disse, nesta quarta (2) que o próximo passos dos parlamentares que compõem a Frente serão agendar audiências públicas em todo o Paraná para que eles conheçam a realidade dos municípios e de como as escolas públicas do estado estão se preparando para receber os alunos especais. Elas não são obrigadas a receberem estes alunos se não tiverem condições para isso. E são os pais que definem se matriculam ou não  os filhos com deficiência na rede pública de educação regular.

Para Mara Lima, a Frente é uma parceira do Governo e também das Associações que atendem  alunos especiais na questão da inclusão e da integração.

(Sonora)

No Paraná,  são em torno de 45 mil alunos com deficiência. Eles são atendidos pelas 329 Apaes, que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla,   13 instituições chamadas de co-irmãs, além de outras entidades mantidas pela própria sociedade,  que atendem outros tipos de deficiência.

Elizabete Pereira, procuradora jurídica da Federação as Apaes do Paraná, diz que são muitos os desafios nessa área e o que os profissionais e pais esperam é que a inclusão do aluno especial na rede regular de ensino seja feita de forma responsável, para que ele seja realmente integrado à escola. E ela acha que a Frente Parlamentar será importante para essa integração.

(sonora)

Fazem parte da Frente ainda os deputados  Alexandre Guimarães (PSC),  Cláudia Pereira (PSC), Palozi (PSC), Paranhos (PSC), Cobra Repórter (PSC), Márcio Nunes (PSC), Wilmar Reichembach (PSC)  e Missionário Ricardo Arruda (PSC), Cristina Silvestre (PPS), Maria Victória (PP),  Edson Praczcyk (PRB),  Felipe Francischini (SD), Pedro Lupion (DEM), Elio Rusch (DEM) e Nelson Justus (DEM)e  Tiago Amaral (PSB).