Mandato de Péricles Trabalha Por Resultados Durante Recesso

12/02/2008 13h56 | por Luis Otávio Dias / 41 3350-4250 - 9621-2141 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO PÉRICLES DE MELLO
No período em que a Assembléia Legislativa do Paraná esteve em recesso parlamentar, o mandato do deputado estadual Péricles de Mello (PT) intensificou visitas a municípios dos Campos Gerais, trabalhou para efetivar algumas demandas pendentes do ano passado e buscou melhorias para a educação na região. Em visita ao município de Castro, ainda no final de dezembro de 2007, Péricles esteve reunido com professores da Escola Estadual Basílio Chrum, que manifestaram a necessidade de manter, na escola, o Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, o CEEBJA. O programa, que é mantido pelo governo do Estado, seria extinto este ano, passando a atender os alunos na sede central do CEEBJA em Castro. “Levei a reivindicação ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e a Secretaria de Educação do Paraná acatou a solicitação, mantendo o programa na Escola em 2008. Medida que beneficiou dezenas de alunos”, afirmou o deputado. Houve uma movimentação dos próprios estudantes para a permanência do curso, já que a outra sede do CEEBJA em Castro está distante 1 km da Escola Basílio Chrum. De acordo com os professores, cerca de 100 alunos devem fazer a matrícula no CEEBJA este ano. Péricles destaca que essa é uma oportunidade para quem se encontra fora da idade escolar e quer realizar o sonho de concluir o Ensino Fundamental e Médio. O deputado também está à frente de outro movimento para melhorar o acesso à educação dos alunos da região de Uvaranas, em Ponta Grossa: construir uma quadra poliesportiva e uma subsede do Colégio Estadual Regente Feijó, no bairro, para atender alunos de 5ª a 8ª séries. “Na minha gestão de prefeito, o Colégio recebeu da Prefeitura um terreno para a construção da quadra poliesportiva. Local que também pode abrigar mais salas de aula”, reforçou Péricles. O Colégio Regente Feijó precisou se reestruturar devido à expansão dos cursos de Ensino Médio com o aumento no número de alunos, e deixou de ofertar, gradativamente, vagas no Ensino Fundamental.O Núcleo Regional de Educação conta com projetos de ampliação de escolas no bairro Uvaranas, mas identificou uma carência de vagas de 5ª a 8ª nessa região da cidade. Com o retorno dos trabalhos em plenário, a partir desta segunda-feira, dia 11, o deputado vai intensificar o pedido da construção da quadra de esportes para o Colégio junto à Secretaria de Educação, reforçando a idéia de incluir ao projeto a construção das salas de aula no mesmo terreno. Produtores ruraisO mandato obteve outra conquista nesse período. A Secretaria da Agricultura do Paraná enviou 600 sacos de sementes de milho aos produtores rurais de São João de Triunfo, já para o plantio da safra de janeiro. No final de novembro do ano passado, a cidade sofreu uma tempestade de granizo que destruiu a plantação de muitas famílias de agricultores. Na época, a Assembléia aprovou dois requerimentos de Péricles. No primeiro, o deputado pediu que a Defesa Civil do Estado atendesse a população desabrigada, enviando lonas, cobertores e cestas básicas. No outro requerimento, solicitou ao governo estadual e ao Secretário de Agricultura, Valter Bianchini, a doação das sementes, para que os pequenos agricultores retomassem a atividade no campo. LitoralAs ações do mandato no litoral do Paraná também surtiram efeito. Péricles recebeu, recentemente, um ofício de agradecimento do Prefeito de Guaratuba, Miguel Jamur, referente à regularização da situação dos vendedores com quiosques instalados na praia. No ano passado, através do mandato houve um entendimento entre o governo e a Associação dos Quiosqueiros para aumentar, dentro dos limites de preservação ambiental, o número de pontos de venda na orla marítima. Dos 20 quiosques previstos anteriormente, ficou determinado a construção de 30 unidades, conforme proposta dos vendedores para atender a demanda atual. O deputado também busca junto ao Instituo Ambiental do Paraná (IAP) uma legislação mais adequada para os pescadores do litoral paranaense. “No mês passado estive reunido com a comunidade de pescadores em Paranaguá debatendo o assunto”, registra Péricles. Em Guaratuba, por exemplo, ocorre uma situação muito particular. Em 2007, o deputado acompanhou representantes da Colônia de Pescadores da cidade em uma audiência no IAP, e consegui junto ao órgão uma licença para a pesca da tainha, em uma área dentro da Baía, nos meses de junho e julho, período de maior abundância do peixe. “Famílias que dependem da pesca para sobreviver, sofrem com esse tipo de limitação. Saliento que, na época, os pescadores respeitaram a legislação federal sobre pesca e utilizaram apenas redes autorizadas. Mas a licença foi provisória. Agora é preciso buscar uma solução definitiva para esses trabalhadores’”, conclui Péricles.