Já o projeto de lei nº 355/07, de autoria dos ex-deputados Rosane Ferreira (PV), Rui Hara (PSDB) e Ribas Carli Filho (PSB) criava o Programa Compromisso Social de prestação de serviços à comunidade por alunos dos cursos de graduação das universidades públicas estaduais.
A proposta incentivava à participação de alunos recém-formados dos cursos de graduação das universidades públicas estaduais em atividades de prestação de serviços à comunidade, por pelo menos um ano, como forma de retribuição pelos investimentos da sociedade quando de suas formações profissionais. O projeto previa ainda a concessão de uma bolsa-auxílio para atender às despesas básicas dos inscritos no programa.
Motivos dos vetos – Os dois primeiros foram vetados pelo Governo anterior por terem sido considerados contrários ao interesse público, por inexequibilidade (algo impossível de ser executado).
O outro projeto foi vetado por versar sobre matéria trabalhista e por inconstitucionalidade. Além disso, o serviço voluntário já é regulamentado pela Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.