Manual dá dicas às Forças de Segurança para o atendimento de pessoas com autismo O autor, major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, participou do Grande Expediente.

01/04/2024 16h19 | por Ana Luzia Mikos
O major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, ocupou a tribuna para falar sobre o envolvimento na causa e também do lançamento do Manual de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista para a Segurança Pública.

O major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, ocupou a tribuna para falar sobre o envolvimento na causa e também do lançamento do Manual de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista para a Segurança Pública.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, ocupou a tribuna para falar sobre o envolvimento na causa e também do lançamento do Manual de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista para a Segurança Pública.

O Grande Expediente da Assembleia reforçou a agenda do legislativo voltada ao Dia Mundial do Autismo, comemorado dia 2 de abril. O major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, ocupou a tribuna para falar sobre o envolvimento na causa e também do lançamento do Manual de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista para a Segurança Pública, do qual é autor.

“Por causa do diagnóstico de autismo do meu filho, comecei a estudar sobre o assunto também fui diagnosticado com autismo no nível de suporte, aos 36 anos. Após isso, escrevi o Manual de Atendimento. É um manual universal, que atende todas as corporações, não só ao Corpo de Bombeiros, mas pode ser utilizado por policiais militares, civis, penais, científicos”, disse.

Na publicação, ele explica que às vezes a pessoa autista tem uma hipersensibilidade auditiva, não é receptiva ao toque, ao contato visual, por exemplo. “Então, às vezes, o pai ou a mãe vai ter que fazer o curativo, ajudar na ocorrência. Durante uma abordagem policial, o som da sirene, o latido de um cão policial pode instigar ou escalar uma crise. Então, o profissional de segurança pública precisa estar preparado para resolver a ocorrência e não para trazer mais transtorno para a pessoa autista”.

O autor conta ter pesquisado mais de 500 artigos acadêmicos internacionais para compor o manual que, por enquanto, está disponível virtualmente. “O manual faz parte também de um curso de ensino à distância, que estamos criando e sonhamos que seja hospedado em uma plataforma de ensino do Estado. O curso será finalizado este mês e disponibilizado a qualquer interessado”, explicou o major, que indicou o Instagram, para mais informações sobre a publicação através dos perfis @emergenciaautista e @murilo_sinque.

O deputado Evandro Araujo (PSD), proponente do Grande Expediente, ressaltou importância do Manual. “As necessidades nascem na comunidade, com quem vive a experiência e que adota soluções e propõe alternativas. E o major Murilo Sinque cumpriu esse papel maravilhoso e está dando uma grande contribuição ao Estado e que, com certeza, será levada a todas as unidades da Federação desse nosso país”.

Presenças

Também participaram do evento os familiares do autor, Antônio Carlos de Paula e Denize de Paula; a capitã e coordenadora do Programa Prumos/SESP, Ronize Stein Pianini; o tenente-coronel Perovano; o major Valter, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Jeferson Silva; o tenente-coronel Elias, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manuel Vasco; além de integrantes do Instituto Anjo Azul e da Associação das Mulheres pela Segurança Pública.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação