NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Marcos Isfer Sugere Reavaliação dos Projetos dos Parques Nacionais
09h40
por Julio Cesar Lima
Fonte: Matéria de responsabilidade do gabinete do deputado Marcos Isfer
2 min de leitura
1.032 visualizações
MARCOS ISFER SUGERE REAVALIAÇÃO DOS PROJETOS DOS PARQUES NACIONAIS E REFÚGIOS DE VIDA SILVESTRESugestão foi apresentada durante reunião entre parlamentares e produtores ruraisCURITIBA (PR) – O deputado estadual Marcos Isfer (PPS) sugeriu nesta terça (10), a anulação do processo que cria os parques nacionais e os refúgios de vida silvestre no Estado do Paraná. A proposta foi feita durante uma reunião entre parlamentares e cerca de 300 produtores rurais de Palmas e dos Campos Gerais, realizada na Assembléia Legislativa. Hoje (quarta), os deputados se encontram com o representante do Ibama/PR, Marino Gonçalves, que deveria ter participado da primeira reunião, para discutir o assunto.Segundo o deputado, seria uma forma de retomar as discussões, mas de forma diferente como vem ocorrendo. “O governo federal agiu de maneira autoritária, sem levar em conta a preservação que já é feita pelos moradores dessas regiões. Essa discussão deveria ser feita sob outras condições, ouvindo a população local, o que não aconteceu até agora”, disse.Na opinião de Douglas Fonseca, coordenador da Câmara da Agricultura e Desenvolvimento de Ponta Grossa, município que terá cerca de 19% de sua área transformada em parque nacional, a preservação das áreas na região chamou a atenção do governo federal. “São terras bem cuidadas e produtivas, talvez seja por isso que os ecologistas cresceram os olhos”, afirmou Fonseca.Além da criação dos parques, o nascimento dos Refúgios de Vida Silvestre também pode trazer problemas sociais nas regiões de Palmeira, Teixeira Soares e Imbituva. Para Maria Isabel Correia, moradora da região, a criação do refúgio pode gerar problemas sociais. “São 98 famílias somente em uma das comunidades. Precisamos pensar em uma forma alternativa para que eles continuem a produzir para suas subsistências”, concluiu.Assessoria de ImprensaJulio Cesar LimaMTB.21091/SP9611.9163
Notícias Relacionadas
18:46
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:46
Deputado Goura (PDT) participa da apresentação do novo protocolo da PMPR para ocorrências em templos e cultos religiosos
Parlamentar destaca respeito à fé e articulação com Defensoria, Ministério Público e lideranças de matriz africana.
Leia mais
17:07
Bancada Feminina da Assembleia recebe deputadas estaduais eleitas para a próxima legislatura
Encontro apresentou o funcionamento do colegiado e incluiu a entrega de cópias do Código Estadual da Mulher Paranaense às deputadas eleitas.
Leia mais
16:15
Assembleia aprova projeto que amplia ações de incentivo à amamentação no Paraná
Proposta fortalece a campanha Agosto Dourado, com ações de conscientização e orientação às famílias, e segue para sanção. O texto foi um dos itens apreciados nas sessões plenárias desta segunda-feira (19).
Leia mais