Médico Nobuaqui Hasegawa recebe Cidadania Honorária do Paraná
O médico oftalmologista Nobuaqui Hasegawa recebe nesta sexta-feira (10) o título de Cidadão Honorário do Paraná, em sessão solene da Assembleia Legislativa na sede da Associação Médica de Londrina, às 19h30. A homenagem atende a uma proposição do deputado estadual Tercilio Turini (PPS), em reconhecimento ao trabalho social coordenado por Hasegawa no Hospital de Olhos (Hoftalon), o maior prestador de serviços em oftalmologia do Paraná pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A atuação do doutor Hasegawa é um exemplo de como conciliar sensibilidade, valorizar o aspecto humanístico da medicina e implantar um centro especializado da mais alta qualidade. Representa aquilo que podemos chamar de missão, de um compromisso que vai muito além do exercício da profissão de médico”, argumenta Tercílio Turini, acrescentando que mesmo com todas as dificuldades no sistema público de saúde, o Hoftalon se destaca e coloca Londrina e o Paraná na vanguarda da oftalmologia do Brasil.
Paulista de Guaimbê, Nobuaqui Hasegawa nasceu em 4 de setembro de 1946 e chegou a Londrina, com a família, em 1950. Iniciou os estudos na cidade e depois mudou-se para Curitiba, onde cursou o ensino médio e posteriormente a graduação em Medicina na Faculdade Evangélica do Paraná, formando-se em 1973. Ainda na capital fez a residência em oftalmologia e, em seguida, especialização pela Universidade de Hokkaido, no Japão.
De volta a Londrina, em 1977 começou a atender em consultório. Até que em 1991 começou a formatar o seu grande projeto de vida, com a fundação do Hoftalon. Os números dão a dimensão do alcance social do trabalho desenvolvido pelo hospital: em 2015, dos 350 mil procedimentos entre consultas, exames diagnósticos e de imagem, cirurgias, tratamentos e internamentos, 95% foram pelo SUS. Das 139 mil consultas, 119 mil atenderam pacientes do sistema público de saúde.
Outras ações comunitárias gratuitas coordenadas pelo médico Nobuaqui Hasegawa são: projeto Primeiros Olhares, para atendimento de crianças; projeto Glaucoma, de consultas, exames e cirurgias; atendimento clínico a internos da Penitenciária de Londrina; e projeto Gentileza, para funcionários do Hoftalon e seus familiares. O hospital tem atualmente 137 médicos e mais 123 colaboradores das áreas de saúde e administrativa.
O envolvimento da família nas atividades do Hoftalon também merece destaque: a esposa Regina é superintendente geral, o filho Rodrigo é diretor executivo, as filhas Juliana e Daniela também são oftalmologistas e atendem no hospital. Outra filha, Ana Carolina, vive na França.
Notícias Relacionadas
Deputado Tercilio Turini (MDB) homenageia Tiro de Guerra pelos 80 anos de serviços a Londrina
O aniversário da instituição será comemorado em 5 de setembro, data que marca uma trajetória iniciada em 1946, quando formou-se a primeira turma de atiradores no município.
Leia maisDeputado Tercilio Turini (MDB) homenageia Bebê Clínica e professor Luiz Walter, precursor da odontopediatria
Unidade da UEL completa 40 anos e recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná por suas contribuições pioneiras à saúde bucal infantil.
Leia mais
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca excelência das universidades estaduais em posse da nova reitora da UEL
Parlamentar representou a Assembleia Legislativa na solenidade que empossou Andrea Simão e afirmou que o Legislativo está à disposição para fortalecer a instituição.
Leia mais
Reabertura do Museu Histórico de Londrina é conquista para as futuras gerações, celebra deputado Tercilio Turini (MDB)
Parlamentar destacou que obras garantem segurança e condições adequadas para guardar e expor a memória do município.
Leia mais