“Momento histórico”, afirma deputado Tercilio Turini (PSD) sobre duplicação da PR 445

11/10/2023 18h01 | por Assessoria Parlamentar

O anúncio de hoje do Governo do Estado, reafirmando que vai fazer a duplicação completa, traz um alívio para a população de Londrina e de toda a região. Inclusive porque se a obra for feita com recursos estaduais, a tarifa do pedágio será de manutenção", destacou o deputado.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Governo do Estado confirmou a duplicação completa da PR 445 com recursos próprios, assegurando as obras do trecho final entre os distritos de Irerê e Lerroville, e também vai pedir ao Governo Federal a inclusão do Contorno Leste nas concessões de rodovias. "É um momento histórico para Londrina e região com o governador Ratinho Junior honrando compromissos e garantindo ações essenciais para o desenvolvimento regional, a ampliação da infraestrutura de transportes, a preservação da vida nas rodovias e a integração dos municípios", afirmou o deputado estadual Tercilio Turini na reunião da Amepar, agradecendo ao secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex pelas boas notícias que trouxe em nome do governador.

Turini lembrou que havia preocupação com a possibilidade de o último trecho da duplicação da PR 445 ficar como obrigação da concessionária do Lote 3, que abrange a rodovia. "Estávamos nesse impasse e se o trecho de Irerê a Lerroville fosse repassado para a concessão, a obra iria demorar mais além de encarecer o pedágio. O anúncio de hoje do Governo do Estado, reafirmando que vai fazer a duplicação completa, traz um alívio para a população de Londrina e de toda a região. Inclusive porque se a obra for feita com recursos estaduais, a tarifa do pedágio será de manutenção", destacou o deputado.

Quanto ao Contorno Leste, o secretário Sandro Alex apresentou um documento assinado pelo governador Ratinho Junior para reforçar o movimento de lideranças políticas e empresariais da região de Londrina e solicitar a inclusão da obra nas concessões de rodovias. "A posição do Governo do Estado é fundamental. A primeira assinatura no documento é do governador e agora prefeitos, deputados estaduais, federais e representantes da sociedade civil organizada devem assinar também confirmando que o Contorno Leste é uma reivindicação regional", disse Tercilio Turini.

O deputado lembrou que o ministro de Infraestrutura Renan Filho informou recentemente que a inclusão do Contorno Leste na concessão vai impactar em R$ 0,20 no valor da tarifa. "Existe um receio, inclusive do governador, de a obra aumentar o valor do pedágio na região. Mas considerando a relevância do Contorno Leste para o futuro de Londrina, do Norte do Paraná, do Norte Pioneiro e outras regiões, certamente haverá o entendimento de que os vinte centavos são suportáveis na tarifa. O benefício será muito maior", avaliou Tercilio Turini.

"Essa reunião da Amepar é um dia histórico. Tenho posições firmes em defesa da região e faço o contraponto sempre que necessário. Mas também sei agradecer quando vejo o Governo do Estado atendendo as reivindicações da comunidade e confirmando obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento. O governador Ratinho Junior sempre será lembrado pela população de Londrina como quem fez a duplicação completa da PR 445. Também terá a gratidão de dezenas de municípios por apoiar a mobilização pelo Contorno Leste. O secretário Sandro Alex veio com boas notícias que valorizam a nossa região", declarou Tercilio Turini.

Dezenas de prefeitos participaram da reunião da Amepar juntamente com outros três deputados estaduais que representam a região: Cloara Pinheiro, Cobra Repórter e Tiago Amaral. O secretário Sandro Alex estava acompanhado do diretor-geral do DER Fernando Furiatti e técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.