Moradia - Cooperativa de Francisco Beltrão Prepara Seu Primeiro Loteamento Urbano

23/01/2008 10h42 | por Jornalista Thea Tavares / 41 9658-7588 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
Com pouco menos de um ano de existência, a Cooperativa Habitacional Beltronense (COOHABEL) já prepara seu primeiro loteamento urbano, cujo projeto está em estudos na Caixa Econômica Federal (CEF) e prevê a construção de 100 moradias populares. É a proposta do COOHABEL I, que vai abrigar famílias de baixa renda e funcionários públicos que não possuem casa própria, pagam aluguel de imóvel para morar ou vivem junto com parentes a fim de diminuir as despesas. Por intermédio da cooperativa, as famílias selecionadas para o primeiro loteamento adquiriram uma área de dois alqueires – 48.400m² – no bairro Luther King em Francisco Beltrão e pagaram o terreno por meio de financiamentos individuais e também com recursos próprios. Elas já têm escritura da área, lavrada em nome da cooperativa.De acordo com pesquisa realizada pela COOHABEL, o déficit habitacional no município de Francisco Beltrão é estimado entre quatro a seis mil residências, o que é bastante significativo para uma população de aproximadamente 70 mil habitantes. Embora a necessidade já existisse há muito tempo, a idéia de se criar uma cooperativa de habitação urbana em Francisco Beltrão ganhou força com as conquistas da organização sindical da agricultura familiar e os incentivos do governo federal, via CEF e Ministério das Cidades. As experiências bem sucedidas da COOPERHAF na área rural, fomentadas pelos programas de Habitação de Interesse Social e as obras do PAC contribuíram para despertar na população urbana a necessidade de também se organizar para diminuir o déficit habitacional.AGENDA POLÍTICANa última segunda-feira (21/01), o coordenador-geral da COOHABEL, Afonso Nunes Prestes, a conselheira Gemanir Bordignon da Costa e a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) participaram de diversas audiências em Curitiba com o objetivo de buscar parceiros ao projeto de implantação do loteamento.Na COPEL, a demanda do grupo foi acolhida pelo assistente da Presidência, Jones de Castro Julim Jr., e pelo assessor da Diretoria de Distribuição, Antônio Pedro Sgobero. A partir do projeto do loteamento, da licença ambiental e da caracterização da obra como sendo de interesse social, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em lei pela administração municipal, a COPEL fará um estudo técnico para identificar as redes elétricas e linhas próximas ao loteamento, bem como dimensionar a estrutura necessária para distribuir energia elétrica às residências do COOHABEL I. Já em audiência com o presidente da COHAPAR, Rafael Greca de Macedo, os dirigentes da COOHABEL e a deputada Luciana colheram informações sobre a possibilidade de estabelecer parceria no financiamento da construção das casas a fim de consultar as famílias interessadas e na perspectiva de reduzir o custo da obra ou de facilitar para elas a edificação da casa.Nesta terça-feira (22/01), as audiências prosseguiram em Francisco Beltrão. A deputada e os representantes da COOHABEL se reuniram com a gerente da unidade regional da SANEPAR no município, Rita Ivone Camana. A SANEPAR local também manifestou disposição em ser parceira na implantação do loteamento e ficou de elaborar um projeto técnico de instalação das redes de água e esgoto. “A prefeitura municipal já se comprometeu também na elaboração do projeto, na liberação do loteamento, em fazer as ruas, a terraplenagem do terreno, as galerias de águas pluviais e em fornecer todo o material para construção do calçamento”, diz Afonso Prestes. “Ficará por conta dos cooperados o pagamento da mão de obra na construção desse calçamento”, completa o coordenador-geral da Coohabel.Fotos: Divulgação Coohabel/T.T.Contatos: Coohabel: (46) 3524-8817 / (46) 9911-3458, com Afonso / 9917-5913, Gemanir; - Deputada Luciana Rafagnin – (41) 3350-4380 / 3350-4383 / 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.