Morre em Brasília o deputado federal Schiavinato Parlamentar exerceu um mandato de deputado estadual entre os anos de 2015 e 2018.

14/04/2021 08h38 | por Diretoria de Comunicação
Deputado federal José Carlos Schiavinato morreu vítima da Covid-19.

Deputado federal José Carlos Schiavinato morreu vítima da Covid-19.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Deputado federal José Carlos Schiavinato morreu vítima da Covid-19.

Os deputados estaduais lamentaram a morte do deputado federal e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), aos 66 anos, ocorrida na terça-feira (13) em Brasília. O parlamentar estava internado havia 40 dias e faleceu em razão de complicações da Covid-19. Em março a esposa do parlamentar havia falecido durante um tratamento de câncer que foi agravado com a covid-19.

Schiavinato foi deputado estadual entre os anos de 2015 e 2018, quando se elegeu deputado federal. Também foi prefeito da cidade de Toledo, Oeste do Paraná.

Em sua conta no Facebook, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse “É com profunda tristeza que venho lamentar o falecimento, vítima de covid, de um companheiro deputado. José Carlos Schiavinato, que foi deputado estadual comigo, e agora estava em Brasília, como atuante deputado federal, faleceu hoje após longo período internado. Schiavinato, que já havia perdido a mulher, dona Marlene, para o coronavírus, também acaba de nos deixar. É um momento muito triste para todos nós. Um grande paranaense e um grande deputado que fará muita falta. Meus mais profundos sentimentos a família”.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) usou a conta do Twitter para expressar sentimentos à família e amigos do parlamentar. “Perdemos mais uma figura extraordinária para essa terrível doença da Covid. Foi-se o nosso amigo Schiavinato. Tive a honra de conviver no parlamento e fora dele com um homem público exemplar, coerente, íntegro, trabalhador. Minhas condolências à família e amigos”.

O primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Tercílio Turini (CDN) também lamentou a morte do parlamentar. “Atuamos juntos na Assembleia Legislativa, tivemos diversas parcerias em projetos no período. É uma perda para todo o Paraná, o amigo Schiavinato tinha muito ainda a contribuir com o nosso estado, principalmente com seu conhecimento e envolvimento na área do agronegócio. É um momento muito triste e desejo força à família. O município de Toledo, onde Schiavinato foi prefeito, e todo o Paraná vão sentir muita falta da sua liderança e do seu trabalho em defesa dos paranaenses”.

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato. Ele foi prefeito de Toledo por dois mandatos e meu colega, aqui na Assembleia Legislativa. Pessoa querida e de fácil trato. Grande perda para o Paraná. Minhas condolências à família a amigos”, disse o deputado Alexandre Curi (PSB).

O líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD) disse: “Infelizmente, a Covid-19 levou mais um grande parlamentar que trabalhava incansavelmente pelo Paraná e, em especial, pelo Oeste do Estado. Tive a honra de ser deputado estadual junto com ele no mandato passado, quando pude conhecer de perto o ser humano e o homem público que era no dia a dia. Que deus ilumine e dê força à família neste momento de dor”.

O deputado Reichembach (PSC) lembrou do momento que ia assumir a prefeitura de Francisco Beltrão e foi até Toledo conhecer o modelo exemplar de administração adotado por Schavinato. "Nossos sentimentos pela morte do dpeutado federal Schiavinato, mais um grande amigo que fiz na vida pública. quanto eu me preparava para assumir a prefeitura de Francisco Beltrão, fui conhecer Toledo, município que ele e sua equipe haviam transformado em modelo de administração. depois disso, dividimos o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e a luta pela agricultura do nosso estado. Schiavinato foi um grande prefeito e um grande dpeutado. que Deus conforte amigos e família por esta perda".

"Meus sentimentos à família do colega José Carlos Schiavinato, deputado federal, vítima da covid-19", deputado Plauto Miró (DEM).

"Com tristeza recebi a notícia do falecimetno do deputaod federal e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato.Deixo o meu abraço e meu carinho aos seus familiares e pelo a Deus que conforte seus corações", deputado Tião Medeiros (PTB).

Deputado Douglas Fabrício (CDN), "Momento muito triste! Meus sentimentos aos familiares e amigos! Perdemos uma pessoa do Bem. Trabalhamos juntos na Assembleia, pudemos, inclusive, fazer parceria em alguns municípios, somento nosso trabalho! Estou triste com a perda desse amigo! Que Deus conforte o coração de todos os seus familiares, amigos, eleitores e simpatizantes!".