Morre por complicações da Covid-19 ex-deputada, Irondi Pugliesi

12/04/2021 12h01 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Ex-deputada Irondi Pugliesi morre aos 73 anos em decorrência de complicações da Covid-19.

Ex-deputada Irondi Pugliesi morre aos 73 anos em decorrência de complicações da Covid-19.Créditos: Arquivo pessoal

A ex-deputada estadual Irondi Pugliesi de 73 anos é mais uma vítima da Covid-19. Ela morreu nesta segunda-feira (12), em Arapongas.  Ela estava internada no Hospital do Norte Paranaense (Honpar) desde 16 de março.

Irondi foi deputada estadual em 1994, sendo na época a única mulher na Assembleia Legislativa do Paraná e marcou a história da política. Irondi foi a única mulher a participar da elaboração da Constituição do estado. Foi eleita deputada estadual por três mandatos -  com representatividade na bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi também vereadora em Arapongas, além de já ter sido primeira-dama do município, durante os três mandatos de prefeito do marido Waldyr Pugliesi, também ex-deputado estadual.

Irondi teve forte participação na área pública e defendia causas e mais participação das mulheres na política.  Fundou e foi a primeira presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina. Durante homenagem aos ex-deputados estaduais, em 2013, pela Assembleia Legislativa, durante a sessão de interiorização realizada em Apucarana, Irondi declarou: “Acredito em pessoas sérias e honestas defendendo a população, honrando os votos recebidos”.

Recentemente, a irmã de Irondi, Irahi Mantovani, de 75 anos, e o pai Liberto Mantovani, de 97 anos, um dos pioneiros de Arapongas, também faleceram em decorrência da Covid-19.