Os deputados Professor Lemos (PT), Tadeu Venéri (PT), Cláudio Palozi (PSC), Tercílio Turini (PPS), Nélson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB) e Hussein Bakri (PSD), que preside a Comissão de Educação da Assembleia legislativa, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (5), no Plenarinho, com professores e representantes da APP Sindicato para ouvirem uma palestra sobre a importância da educação na história do Brasil, valorização dos profissionais e também para debater a situação da categoria. Em relação a alterações feitas pela Secretaria da Educação na hora-atividade à carga horária de 20 horas semanais de trabalho, e não mais ao critério de 20 horas/aula por semana, além da decisão de não conceder aulas extraordinárias aos profissionais com mais de 30 dias de afastamento nos últimos três meses de 2016.
A palestrante, a pesquisadora na área da educação, Juçara Dutra Vieira, disse que a valorização compreende um salário digno, uma formação adequada e uma jornada compatível com as exigências da profissão e, que por isso, a categoria enfrenta grandes desafios em função da geração de alunos que chega às escolas hoje: apesar de mais bem informada, a maioria sem hábitos e valores que deveria ter trazido da base familiar. Por isso, o professor precisa estar preparado para lidar com esses casos.
(Sonora)
A iniciativa da reunião na Casa foi do deputado Professor Lemos, que explicou como a hora/atividade influencia na melhoria da qualidade do ensino.
(Sonora)
Todos os parlamentares que participaram da reunião se posicionaram contrários às medidas adotadas pela Secretaria da Educação. Entre eles, o deputado Hussein Bakri, que acredita no poder do diálogo entre sindicato e Governo para se chegar a um consenso.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.