Mulheres do Sudoeste Já Se Preparam Para As Eleições Municipais do Ano que Vem

03/09/2007 14h04 | por Jornalista: Thea Tavares / 41 9658-7588
Mais de 50 mulheres de 15 municípios da região Sudoeste participaram de um curso de formação política em Francisco Beltrão. No final de semana, elas estiveram reunidas em torno do objetivo de debater assuntos importantes para a vida em sociedade, pensar políticas públicas de inclusão, se informar, se capacitar em organização social e, principalmente, buscando ampliar a participação da mulher na política.O curso foi promovido pelo mandato da deputada estadual Luciana Rafagnin e contou com a coordenação da secretária estadual de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Antônia Passos de Araújo, a Toninha do PT.Tanto Luciana quanto a Toninha do PT lembraram que mais da metade da população e dos eleitores são mulheres, ainda assim são poucas as que participam diretamente das decisões políticas, se lançam candidatas ou possuem mandatos nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras, na Assembléia Legislativa ou no governo do Estado. No poder legislativo, por exemplo, das 54 cadeiras do parlamento estadual, 50 são ocupadas por homens e apenas quatro são ocupadas por mulheres, ou seja, no Paraná temos apenas quatro deputadas estaduais.Luciana Rafagnin disse que é preciso as mulheres se lançarem nesse desafio e ocuparem espaços na política. Porque a mulher, em geral, traz para a política uma visão diferente do mundo. O olhar feminino foca mais a atenção sobre a família, as questões sociais e, especialmente nas áreas de saúde, educação e no combate à violência. A deputada procurou despertar nas mulheres a vontade de assumirem seu papel na responsabilidade de transformar o mundo, ocupando cada vez mais espaços decisivos no poder público.Se a vida ensina, eu sou aprendiz – com esse pensamento, aconteceu um painel com a presença de mulheres que já foram candidatas a vereadoras e prefeitas ou exercem mandatos hoje, como a própria deputada Luciana e a vereadora de Santa Izabel do Oeste, Iara Giacobo.Elas contaram suas experiências de campanha política, de mandato, suas histórias de decepções ou de conquistas. Segundo Toninha, as mulheres precisam ter vontade de se lançar candidatas, acreditar em si mesmas, mas também é necessário conhecer um pouco dos obstáculos e dos problemas que outras já enfrentaram nessa caminhada. É o que se chama, em outras palavras, de aprender com os erros e acertos no passado.Eleições 2008 - O PT, portanto, está organizando sua base para planejar as eleições municipais do ano que vem. Pela lei eleitoral, quem deseja se candidatar nas eleições de 2008 tem até o final do mês de setembro para estar filiado a um partido político. A Secretária Estadual de Mulheres do PT disse que saiu do Sudoeste bastante empolgada com as petistas da região. Toninha afirmou que sempre que vem ao Sudoeste é para participar de atividades que a deixam animada, que são bastante participativas e ela leva daqui uma energia toda especial e uma confiança na organização das mulheres da região. Uma nova etapa da formação política de mulheres acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro. Essas mesmas companheiras voltarão a se encontrar e a expectativa é que muitas delas já venham participar na condição de pré-candidatas do partido.O próximo curso de formação do mandato da deputada Luciana será voltado para a participação da juventude. Ele deverá acontecer também em duas etapas: a primeira, nos dias 19 e 20 de outubro, e a segunda, 7 e 8 de dezembro.