Municípios do Médio Oeste Querem Campus da Utfpr

31/05/2007 16h36 | por Assessoria de Imprensa: Márcio Pena Borges / (45) 9978-5054 / www.welter.org.br
Prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias de nove municípios do Médio Oeste, acompanhados dos deputados estaduais Péricles Mello e Elton Welter, reuniram-se na quarta-feira, dia 30 em Curitiba com Éden Januário, reitor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Na pauta, o desejo da região de contar com um campus da UTFPR, dentro da política de expansão do ensino técnico e superior do Governo Lula. MUNICÍPIOSEstiveram em Curitiba os prefeitos Dalila de Melo (Assis Chateaubriand), Valdecir Acco (Tupãssi), Leônidas Rodrigues (Iracema do Oeste) e José Roberto Côco (Formosa do Oeste), acompanhados de membros da comissão regional formada para trabalhar o projeto de instalação de um campus da UTFPR na região Médio Oeste, incluindo ainda os municípios de Brasilândia do Sul, Cafelândia, Nova Aurora e Quarto Centenário, que representam uma população de aproximadamente 150 mil pessoas. DISPOSIÇÃO O reitor da UFPR recebeu documento elaborado pelos municípios, apresentando a solicitação para implantação do campus, falou da disposição do Governo Federal, que já autorizou a implantação de seis novas escolas técnicas federais no Paraná, além de detalhar a atual estrutura da Universidade Tecnológica e como funciona o processo para a abertura de novos campus, que dependem, em última análise, da garantia de contratação de professores pelo Governo Federal. COOPERAÇÃOOs prefeitos explicaram ao reitor que o projeto é trabalhado em conjuntos pelos nove municípios, com o objetivo de ampliar a capacidade de ensino técnico para capacitar a população regional, já que este é considerado o maior gargalo para impulsionar o desenvolvimento do Médio Oeste. Outro ponto destacado pelos prefeitos é que os municípios estão de acordo em participar ativamente do projeto, inclusive com participação financeira para viabilizar sua implantação. ENCAMINHAMENTOComo resultado do encontro, foi agendada uma viagem da comissão a Brasília no dia 20 de junho, para uma reunião de trabalho na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, além de um encontro para expor o projeto ao ministro Fernando Haddad. "Reivindicação é justa e tem o meu apoio"Interlocutor dos municípios junto ao reitor da Universidade Federal Tecnológica, Welter diz que a reivindicação da região é mais do que justa, pois não existe outra alternativa para impulsionar o desenvolvimento senão a educação, especialmente a formação técnica, uma vez que o Médio Oeste vem recebendo fortes investimentos das cooperativas e o desafio agora é qualificar a mão de obra. "Os prefeitos conhecem a minha posição, que é de apoio integral ao projeto. E para isso estarei em Brasília no dia 20 com a comissão, levando esta reivindicação ao ministro Haddad, apresentando dados e a realidade regional, buscando sensibilizá-lo. Este é o momento certo para fazer este trabalho, pois o Presidente Lula está investindo pesado em educação técnica e tecnológica e vamos fazer o possível para trazer mais um campus da UTFPR para a região", afirmou Welter.