Municípios Reúnem-se Em Prol do Desenvolvimento Regional

20/11/2007 15h50 | por João Vasconcellos / 41 3350-4072 - 9924-3296 / fernandocarlifilho@alep.pr.gov.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO FERNANDO CARLI
Guarapuava prepara-se para receber na próxima quinta-feira (22 de novembro) o primeiro Fórum Centro-Sul do Estado do Paraná. Iniciativa do Deputado Estadual Fernando Carli Filho (PSB), o evento irá reunir 19 prefeitos da região central e sul do Paraná para debater assuntos de interesses comuns dos municípios. É a primeira vez que um parlamentar reúne, de forma independente, autoridades políticas e empresários com o propósito de discutir os problemas sociais e econômicos e as possíveis soluções para o desenvolvimento regional. “O objetivo é formar um bloco regional a fim de alavancar o progresso de Guarapuava e dos seus municípios vizinhos. Nessa região, concentram-se as cidades com IDH mais baixo do estado e nada é feito. É o primeiro encontro de muitos que se pretende realizar. A Implantação da Linha Aérea é o primeiro passo para o desenvolvimento da nossa Região”, afirmou o deputado.O evento conta com a presença dos prefeitos de Boa Ventura de São Roque, Candói, Campina do Simão, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond. Esses municípios representam uma área de aproximadamente 20.000 quilômetros quadrados e uma população estimada em cerca de 500.000 habitantes. Além dos prefeitos, esperam-se as presenças de secretários municipais, dirigentes empresariais e comunitários e reitores das universidades locais. Duas empresas aéreas estão confirmadas e também a direção da Anac, setor do governo federal responsável pela aviação civil. O primeiro Fórum Centro-Sul tem em pauta a implantação da linha aérea regional que, segundo o parlamentar, é essencial para caminho do desenvolvimento. Para os próximos encontros, pretende-se discutir outros assuntos de interesse comum regional relativos à situação agrícola e pecuária, industrialização de matéria-prima, linhas comuns de financiamento de grandes fontes de captação (como o Banco Mundial), além dos setores primordiais e estratégicos como educação, saúde, cultura, esporte, lazer e turismo.De acordo com Fernando Carli Filho, o fórum será um importante instrumento para o debate com a população do Centro-Sul do Paraná e, ainda, para que outras regiões possam refletir sobre a necessidade de planos de desenvolvimento regional em todo o Estado. “Guarapuava e os municípios que compõem a Região são produtos de uma mesma origem, de uma mesma matriz histórica, cultural, étnica, e com relações sócio-econômicas afins. A unidade regional é decisiva para o desenvolvimento, não para tratar apenas de problemas específicos, e sim para a busca de soluções conjuntas, de projetos comuns, de ações integradas que levem ao fortalecimento de todos”, concluiu Carli Filho.