Músico Beto Capeletto será homenageado pela Assembleia Legislativa Composições do artista destacam as belezas dos 399 municípios do Paraná e de sua gente.

13/03/2020 10h33 | por Nádia Fontana
Composições do músico Beto Capeletto destacam as belezas dos 399 municípios do Paraná e de sua gente. Artista recebe homenagem proposta pelo deputado Tercílio Turini.

Composições do músico Beto Capeletto destacam as belezas dos 399 municípios do Paraná e de sua gente. Artista recebe homenagem proposta pelo deputado Tercílio Turini.Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Composições do músico Beto Capeletto destacam as belezas dos 399 municípios do Paraná e de sua gente. Artista recebe homenagem proposta pelo deputado Tercílio Turini.

 “Afinei a viola/Amanhã cedo eu vou viajar/Vou pro Norte Pioneiro/Região tão bonita do meu Paraná...” Assim, inicia o refrão de uma das inúmeras canções do artista Beto Capeletto, que exaltam os encantos do estado do Paraná. Há mais de vinte anos o músico se dedica a cantar as belezas das cidades paranaenses, o valor de sua gente, as lutas, história e pontos turísticos.

As letras e melodias do vasto repertório são um convite para viajar e desvendar tesouros escondidos em todas as 399 cidades do estado. Como forma de reconhecimento ao talento e dedicação do artista, ele será homenageado nesta segunda-feira (16), no início da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, que começa às 14h30. Na ocasião vai receber uma menção honrosa.

“Conheci o Beto através do meu filho (Thiago), que falou sobre esse trabalho cultural extraordinário, enaltecendo nosso estado, retratando as nossas cidades, a nossa gente”, conta o deputado Tercílio Turini (CDN), autor da proposta da homenagem, que é assinada também pelo deputado Douglas Fabrício (CDN), e conta com o apoio de todo o Legislativo. “É uma homenagem justa, um reconhecimento a um artista que exalta o nosso Paraná em inúmeras canções. Queremos divulgar esse trabalho”, frisou Turini.

Inspiração – “É a primeira vez que recebo uma homenagem na Assembleia”, afirmou o músico ao falar sobre seu trabalho e esse momento que vivenciará no Poder Legislativo. Segundo ele, a inspiração do seu trabalho surgiu a partir de viagens feitas ao Rio Grande do Sul, região de origem da família, onde percebeu que o gaúcho exalta a todo momento o orgulho de sua terra. “O Paraná também tem muitas belezas, muitas histórias, muitas riquezas. Decidi mostrar isso através da música”, contou. Antes de produzir uma canção Capeletto pesquisa e visita o local. “Não poderia ser diferente. Tenho que conhecer a cidade, a região”, observa.

Nascido em Querência do Norte, Alberto Capeletto – conhecido como Beto Capeletto – é dentista e tem uma trajetória de mais de vinte anos na cultura paranaense. É autor da canção que fala sobre os 150 anos da emancipação política do estado (comemorados em 2003) e de outras composições que retratam todas as cidades do Paraná, lutas, alegrias e lamentos de sua gente, rios e também os pinheirais.

A maioria das músicas foram gravadas pelo grupo “Terra Vermelha”, que conta na sua formação com Renato, Juliano Floriani, Danilo Dyba, Julio César de Lima e Paulo Machado, além de Beto Capeletto. A primeira composição de sucesso do “Terra Vermelha” foi a música “Maringá”. No dia da homenagem deve ser apresentado o videoclipe “Quero Londrina”, um samba com estilo bossa nova que fala sobre os encantos dessa cidade localizada no Norte paranaense, importante polo de desenvolvimento. O grupo “Terra Vermelha” é apontado hoje como o que mais fez músicas sobre cidades e está prestes a ter o título registrado pelo Guinness World Records (livro de recordes).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação