Músico, escritor e psicólogo é o entrevistado da semana no Arte & Cultura
A atração recebe o músico, compositor e escritor Oneide Diedrich, conhecido pelo trabalho na banda Pelebrói Não Sei, famosa no cenário do punk rock de Curitiba.
O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, faz parte da cena musical underground de Curitiba. A atração recebe o músico, compositor e escritor Oneide Diedrich, conhecido pelo trabalho na banda Pelebrói Não Sei, famosa no cenário do punk rock de Curitiba a partir da segunda metade dos anos 1990. Diedrich fala sobre sua história no programa, que vai ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo
Além de músico, Oneide também é escritor e possui formação em psicologia. Além do Pelebrói não sei, é vocalista das bandas Diedrich & Os Marlenes e CroonerDee. Também é autor do livro Réquiem para Doris. Durante a entrevista, Diedrich contou, entre outros fatos, como surgiu a ideia de montar o Pelebrói não sei e como se deu a trajetória do grupo, que já lançou quatro discos desde 2001. “O início da banda foi em 1995. Em 1997, chegamos à formação completa. Mas antes disso, eu já tinha o nome, muito antes da banda existir”, revelou.
O artista também recordou o período efervescente da cena musical da capital paranaense no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. “Nessa época, a cena do punk, do hardocore e do psychobilly se cruzou em algum momento”, disse. Apesar de toda a movimentação, há sempre uma cobrança do público: o sucesso nacional de uma banda paranaense. Segundo ele, esta nunca foi uma preocupação de sua banda. “A gente viajou muito com o Pelebrói pelos festivais. Sempre tocamos bastante, mas nunca tivemos a ideia de sair de Curitiba, como ir pra São Paulo. Quando a banda começou a tocar bastante, eu estava começando na carreira de psicólogo. Mas este é um nicho que tem aqui, com um público bastante fiel”, disse.
Oneide Diedrich nasceu em Toledo, no interior do Estado, e passou a infância e a adolescência em Santa Rosa Del Monday, no Paraguai. Atualmente vive em Curitiba. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica psicanalítica, além de ser especialista em psicologia do esporte. Ele exerce a profissão paralelamente à carreira artística.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Notícias Relacionadas
Nova temporada do “Conversa Saudável” debate saúde mental em série de seis episódios
Entrevistas abordam causas, tratamentos e estratégias de prevenção, além de orientar o público sobre acesso a serviços assistenciais disponíveis.
Leia mais
TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba
Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.
Leia mais
TV Assembleia: presença e potência da cultura negra em Curitiba é tema do Arte & Cultura
Produtora Brenda Santos fala sobre o Baile Bom, o Samba Casa Forte e a importância da Sociedade 13 de Maio na cena cultural da capital.
Leia mais
Emergência climática e expansão do Simepar são temas do Assembleia Entrevista desta quinta-feira (13)
Diretor-presidente Paulo de Tarso de Lara Pires fala sobre novos investimentos, monitoramento meteorológico e desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia mais