Na Assembleia, Márcia Huçulak (PSD) lidera Bloco da Saúde e faz parte de oito comissões

24/02/2023 10h31 | por Assessoria Parlamentar
Deputada é vice-presidente na comissão de Saúde e de Assuntos Metropolitanos, titular na de Defesa dos Direitos da Mulher e na do Idoso, além de suplente na CCJ, no Orçamento, nos Direitos Humanos e na Criança.

Deputada é vice-presidente na comissão de Saúde e de Assuntos Metropolitanos, titular na de Defesa dos Direitos da Mulher e na do Idoso, além de suplente na CCJ, no Orçamento, nos Direitos Humanos e na Criança.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputada é vice-presidente na comissão de Saúde e de Assuntos Metropolitanos, titular na de Defesa dos Direitos da Mulher e na do Idoso, além de suplente na CCJ, no Orçamento, nos Direitos Humanos e na Criança.

A deputada Márcia Huçulak (PSD) foi escolhida líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde, proposto por ela para a Assembleia Legislativa do Paraná. Em seu primeiro mandato de deputada, Márcia também faz parte em oito comissões permanentes da Casa, sendo que em duas delas é vice-presidente – a de Saúde e de Assuntos Metropolitanos.

Já nas comissões do Idoso e de Defesa dos Direitos da Mulher, Márcia é membro titular; e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Orçamento, dos Direitos Humanos/Cidadania e da Defesa da Criança, Adolescente e da Pessoa com Deficiência, ela é suplente.

Experiência

Com mais de 35 anos dedicados ao serviço público, Márcia pretende colocar sua experiência a serviço das pautas a serem trabalhadas no Legislativo.

“Vou atuar com muito comprometimento e empenho em cada instância da Assembleia, procurando sempre ajudar a melhorar as políticas públicas”, diz Márcia, que foi secretária de Saúde de Curitiba entre 2017 e 2022.

A deputada ressalta que os foros da Alep das quais faz parte estão ligados às principais bandeiras que vai desenvolver em seu mandato.

Saúde

De acordo com Márcia, no caso da Saúde, por exemplo, alguns assuntos relevantes estão exigindo atenção do poder público. É o caso, por exemplo, dos gargalos das cirurgias eletivas neste período de pós-pandemia, do uso de novas tecnologias e inovação e do reforço do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Precisamos trabalhar permanentemente para que o atendimento à população seja cada vez melhor, evolua no ritmo necessário e aproveite o melhor que tecnologia tem a oferecer”, afirma.

Com relação aos assuntos metropolitanos, a deputada lembra que ações integradas são fundamentais para garantir ganhos de escala nas políticas públicas.

“As cidades das regiões metropolitanas estão cada vez mais formando uma só cidade, com os moradores circulando e utilizando os serviços entre elas”, afirma.

Primeiro projeto: idosos

Os idosos, por sua vez, já foram alvo do primeiro projeto de lei apresentado pela deputada. O texto estabelece a necessidade de assinatura física nos contratos de empréstimos consignados – evitando assim abusos e golpes impetrados por telefone.

O que é são os blocos temáticos

Os blocos temáticos funcionam como uma agremiação de deputados para tratar de assuntos específicos da sociedade. Os integrantes são designados pelos partidos interessados.

Cabe ao bloco, por exemplo, chamar audiências públicas, aprofundar estudos e levantamentos sobre temas a fim de subsidiar o processo legislativo, fazer interlocução entre o Poder Legislativo e a população, além de outros órgãos públicos e da sociedade civil.

Comissões

As comissões, por sua vez, são parte da estrutura institucional da Casa, atuando em torno de áreas de interesse coletivo. Públicas, podem ser acompanhadas por qualquer cidadão ou cidadã.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação