NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Neivo Beraldin Destaca Dia do Polonês
18h39
por Cássia Souza
Fonte: Assessoria dep Neivo Beraldin - 29/04/05
2 min de leitura
1.038 visualizações
Durante a sessão plenária da próxima segunda-feira (02/05), o Deputado Neivo Beraldin fará uma homenagem aos Poloneses do Estado do Paraná. Neivo é autor da Lei de número 14.381, de 30 de abril de 2004, que instituiu no Calendário Estadual o Dia da Comunidade Polonesa, a ser comemorado no dia 02 de maio de cada ano.A iniciativa, segundo Neivo Beraldin, tem por objetivo homenagear a etnia e a comunidade polonesa pela contribuição de colonizadores dessa nação ao Estado do Paraná. “É inegável e decisiva a contribuição dos poloneses ao desenvolvimento do Paraná, à vida, à cultura, à economia e à tradição do nosso Estado”, observa o Deputado. Após a solenidade, será feito o lançamento do livro “Seleções Polonesas”, traduzido por Irena Los, no Espaço Cultural da Assembléia Legislativa. Na oportunidade, será aberta também a exposição sobre a “Polônia e os Poloneses no Brasil”, que permanece no local até 13 de maio. COLONIZAÇÃO – Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 1,5 milhão de poloneses e descendentes. Destes, segundo dados do Consulado Polonês, 40% estão concentrados no Paraná. Os primeiros poloneses vieram aqui em 1871. Até a II Guerra Mundial já haviam constituído um dos maiores contingentes de colonizadores estrangeiros no nosso Estado, sendo que também formaram um dos maiores núcleos de emigração de poloneses no mundo. Entre as marcas polonesas mais visíveis no estado do Paraná destaca-se o modo de vida, os hábitos das pessoas, a religiosidade, a arquitetura paranaense, a gastronomia. Da mesma forma, os poloneses tiveram forte contribuição no sistema escolar básico em duas línguas, papel primordial na fundação da oftalmologia paranaense, na implantação da entomologia, geologia, silvicultura, ornitologia, cirurgia e valiosíssimas pesquisas nestas áreas, entre diversas outras contribuições. Apesar de ser basicamente camponesa, a imigração polonesa apresentou um número expressivo de intelectuais, cientistas, sacerdotes, militares, artistas e outros que modernizaram nosso Estado.“A nação polonesa foi muito sofrida na sua história. Momentos de sua glória misturavam-se com os pesadelos de ser invadida, dividida, ocupada e maltratada. Por isso a emigração faz parte da história deste povo. Inclusive, a emigração ao Brasil”, destaca Beraldin. Assessoria de ImprensaCássia Souza - DRT/RS 11663Fones: (41)350.4078/4178/4278imprensa@neivoberaldin.com.brwww.neivoberaldin.com.br
Notícias Relacionadas
18:46
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:46
Deputado Goura (PDT) participa da apresentação do novo protocolo da PMPR para ocorrências em templos e cultos religiosos
Parlamentar destaca respeito à fé e articulação com Defensoria, Ministério Público e lideranças de matriz africana.
Leia mais
17:07
Bancada Feminina da Assembleia recebe deputadas estaduais eleitas para a próxima legislatura
Encontro apresentou o funcionamento do colegiado e incluiu a entrega de cópias do Código Estadual da Mulher Paranaense às deputadas eleitas.
Leia mais
16:15
Assembleia aprova projeto que amplia ações de incentivo à amamentação no Paraná
Proposta fortalece a campanha Agosto Dourado, com ações de conscientização e orientação às famílias, e segue para sanção. O texto foi um dos itens apreciados nas sessões plenárias desta segunda-feira (19).
Leia mais