Nelson Justus é Eleito Presidente da Assembléia Legislativa Em Votação Unânime

28/03/2007 15h42 | por
A eleição da Mesa Executiva da Assembléia Legislativa do Paraná, em Voto Aberto como manda a Emenda Constitucional de autoria do próprio deputado, confirmou, em votação unânime, Justus (PFL) para a Presidência, Antônio Anibelli (PMDB) como o Primeiro Vice-Presidente, Augustinho Zucchi (PDT) é o Segundo Vice-Presidente, Felipe Lucas (PPS) é o Terceiro Vice, Alexandre Curi (PMDB) é o Primeiro Secretário, Luciana Rafagnin (PT) assumiu a Segunda Secretaria, Luiz Accorsi do PSDB é o Terceiro Secretário, Cida Borghetti (PP) assumiu a Quarta Secretaria e Chico Noroeste (PL) a Quinta. “Recebo a Casa de boas mãos. Muito foi feito e há muito por fazer”, disse Justus que tem como prioridades agilizar a implantação da TV Assembléia , inaugurar a Escola do Parlamento, reimplantar o painel eletrônico e concentrar esforços na criação de uma Assessoria Jurídica especializada para a análise de projetos. Fez questão de enfatizar ainda a criação de um Centro de Atendimento ao Cidadão para que as pessoas que procuram a Assembléia para resolver uma questão sejam encaminhadas aos setores competentes. Em seu discurso de posse, Justus lembrou que pela primeira vez a eleição da Mesa Executiva foi feita de maneira totalmente transparente. “O voto aberto é uma conquista da sociedade paranaense aprovada sob a presidência do Deputado Hermas Brandão”, enfatizou. Disse ainda que sua intenção imediata como presidente é trabalhar em conjunto fazendo referência aos Poderes Executivo e Judiciário, respeitadas as autonomias correspondentes. Na primeira vez que esteve à frente da Presidência, após a morte de Aníbal Curi, Justus iniciou importantes reformas estruturais na Casa. Democratizou a tomada de decisões no Legislativo, iniciou a informatização do Poder, enxugou a máquina e criou a escolinha que atende os filhos dos funcionários da Casa.Por sua contribuição aos municípios, o novo presidente tem recebido o reconhecimento de Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e entidades empresariais. Recebeu o prêmio “Honra ao Mérito” da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o título de “Embaixador do Desenvolvimento de Londrina”, outorgado pela Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o título “Personalidade AECIC”, da Associação de Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, entre tantos outros.BOXO deputado Nelson Roberto Plácido e Silva Justus nasceu em Curitiba. É filho de Nelson de Macedo Justus e Jusita de Plácido e Silva Justus.Iniciou a carreira profissional como professor de Português e Direito Usual na Escola Técnica de Comércio de Plácido e Silva, onde ministrou aulas por oito anos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1970, com curso de especialização na Faculdade de Direito de Coimbra.A carreira pública teve início em 1985 como presidente da Companhia de Habitação do Paraná. Os resultados de sua administração na Cohapar o habilitaram a assumir, no ano seguinte, a presidência da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).Em 1990 disputou a primeira eleição, concorrendo a uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná. Foi eleito Deputado Estadual e hoje exerce o quinto mandato. Por sua liderança, foi convidado para assumir a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, cargo que ocupou de 22 de julho de 1996 a 04 de março de 1998. Este foi o período de maior crescimento econômico e desenvolvimento industrial registrado nas últimas décadas no Estado do Paraná.Durante os 19 meses em que permaneceu como Secretário da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Nelson Justus foi responsável pelas negociações e acordos que resultaram na instalação de aproximadamente 40 grandes indústrias no Paraná. Esses grandes projetos propiciaram o surgimento de pequenas e médias empresas, criadas por iniciativa de empreendedores paranaenses, que se espalharam por todo o Estado para suprir as demandas operacionais e de fornecimento das grandes indústrias. Entre os projetos industriais que levam a assinatura de Nelson Justus, destacamos os seguintes:• VOLKSWAGEN/AUDI, montadora em São José dos Pinhais;• DANA, fábrica de chassis em Campo Largo;• CONTINENTAL, fábrica de peças automotivas em Ponta Grossa;• TAFISA, indústria de MDF em Piên;• DIXIE TOGA, fábricas de embalagens. Londrina e Cambé;• TETRA PAK, fábrica de embalagem longa vida em Ponta Grossa;• ELEVADORES ATLAS, em Londrina.Também levam sua assinatura importantes leis que ajudam a impulsionar nosso Estado na esfera política e econômica, como o Código de Ética da Assembléia Legislativa do Paraná, o projeto Parlamentar do Futuro, a regulamentação para o funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito, a definição de critérios mais rígidos para a criação de novos cursos de Medicina, a lei que proíbe guloseimas nas cantinas das escolas, a Emenda Constitucional que acabou com o Voto Secreto dos Deputados, a Emenda que obriga a Sanepar a fiscalizar a ligação à rede coletora de esgotos em novas construções, entre outras.Em fevereiro de 2001 foi nomeado Secretário dos Transportes do Paraná e em 2002 deixou a Secretaria para concorrer as eleições, pelo PFL, e foi reeleito. Hoje exerce o seu quinto mandato consecutivo como Deputado Estadual.