Nelson Justus Preside Sessão o Parlamentar do Futuro

27/09/2007 16h07 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 27/09/07Jornalista: Flávia Prazeres O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), presidiu a sessão “O Parlamentar do Futuro”, no qual alunos de dois colégios de São José dos Pinhais: Colégio Afonso Pena e Padre Antonio Vieira, votaram sete projetos de lei autorizatórios, tendo sido todos aprovados.“Quantas coisas nascem aqui dentro destas paredes e um dia muito de vocês poderão dizer que estiveram aqui, podendo um dia influenciar na história e na política da sua cidade e do seu Estado. Hoje exercemos aqui a cidadania”, assinalou Justus. Antes do início da sessão, o diretor legislativo, Severo Sotto Maior, explicou a eles todos os procedimentos legislativos e de que forma eles deveriam proceder durante a votação. Durante a explanação, o vereador de São José dos Pinhais, Silvio Monteiro, falou aos alunos: “Comecei política muito cedo, aos 17 anos, eleito vereador aos 19, com quase 2.500 votos, confesso que antes quando via programas políticos era o primeiro a desligar. Porém, hoje venho aqui dizer a vocês como é importante conhecermos e entendermos política”.Para a aluna do Colégio Padre Antonio Vieira, Flaviane Oliveira de Rocha, 14 anos, a visita ao legislativo se faz importante num momento político que está sendo dito o que ela denominou de “coisas negativas” sobre os políticos. Aliás, Bárbara Rosa de Azevedo, 14, disse que está sendo falada muita coisa em especial sobre o legislativo.A aluna Lauren Sangermano Caruso, 14, também disse ser interessante a visita à Assembléia: “É importante interagir com a política e com os problemas que enfrentam o Brasil, pois há muitas pessoas que desconhecem o processo político e colocam políticos corruptos no poder. Creio que devemos saber como são feitas as leis e se os políticos trabalham, sabendo portanto se nossa opção valeu a pena”.Durante a sessão plenária de simulação, alunos encaminharam os projetos de lei e defenderam as aquisições para suas instituições de ensino. Ao final, o presidente da Assembléia entregou um documento às professoras das duas instituições, com os votos de congratulações, assinado pelo presidente Nelson Justus, pelo primeiro-secretário da Casa, Alexandre Curi (PMDB) e pela primeira-secretária, Luciana Rafagnin (PT).Justus explicou aos alunos que durante as sessões plenárias há dois lados: Oposição e Situação, cada qual defendendo seus pontos de vistas, suas idéias e suas proposições, assim como fazendo o encaminhamento de cada uma delas. Ele lembrou ainda que os projetos passam por um rito específico, ou seja, tem um trâmite, sendo apreciados primeiramente nas comissões permanentes da Casa e, em seguida, discutido o mérito das matérias em plenário.“Estes sete projetos de lei autorizatórios votados aqui hoje não irão para a gaveta, pois daremos consistência legislativa a eles, devendo ser encaminhados ao prefeito da cidade de São José dos Pinhais, a Câmara de Vereadores e também ao governador Roberto Requião. Daremos divulgação às iniciativas e vocês terão o retorno”, ressaltou.Também fizeram parte da Mesa da sessão plenária, o diretor legislativo, Severo Sotto Maior, a professora do Colégio Estadual Afonso Pena, Ana Maria Bonassoli Otterbach e a vice-diretora do Colégio Estadual Padre Antonio Vieira, Ida Joselba Gasparello.PROJETOS – Ao todo foram analisados sete projetos de lei, todos de caráter autorizatório. Cinco deles propostos pelo Colégio Afonso Pena e as outras duas proposições do Colégio Padre Antonio Vieira. Dentre as medidas continham implantações de cursos pós-médio para capacitação de jovens, cursos profissionalizantes, instalação de lixeiras para fins recicláveis, aquisição de materiais para aperfeiçoamento das aulas de laboratório, construção de salas de aula, instalação de mastros nas escolas para hasteamento da bandeira e criação de áreas de lazer na Região Central do Bairro Afonso Pena.PARLAMENTAR DO FUTURO – O Programa “Parlamentar do Futuro”, que traz alunos de todas as instituições de ensino e cidades do Paraná para conhecerem o processo legislativo, teve início na primeira gestão do deputado Nelson Justus como presidente da Assembléia, sendo criada através da Resolução nº 08/2000. Nos anos seguintes, o Legislativo recebeu nos mandatos do Nelson Justus e de Hermas Brandão centenas de estudantes de todo o Estado, que na ocasião vivenciaram a experiência de exercerem atividades parlamentares, com apresentação de projetos e participação de uma reunião plenária. Já participaram do Programa “O Parlamentar do Futuro” os municípios de Tibagi, Curitiba, Ribeirão Claro, Bandeirantes, Andira, Matelandia, Ibaiti, Itambaracá, Arapongas, Ivai e Reserva.