Nereu Moura: orador eloquente e um dos recordistas na apresentação de projetos de lei Ao completar seu sétimo mandato como deputado estadual, Moura contabiliza quase 300 projetos de lei apresentados ao longo desse período.

17/12/2018 15h20 | por Vanderlei Rebelo
Deputado Nereu Moura (MDB).

Deputado Nereu Moura (MDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Nereu Moura (MDB).

Um dos decanos da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Nereu Moura (MDB) conclui seu sétimo mandato como um provável recordista na aprovação de projetos que se tornaram lei: ele é o autor de nada menos que 158 leis estaduais em vigor.

Moura já apresentou quase 300 projetos de lei, abrangendo quase todos os setores da administração pública, mas a maioria deles dedicados à saúde, segurança pública, agricultura, cultura, apoio aos municípios e a melhoria das condições de trabalho do funcionalismo público estadual.

De acordo com a sua assessoria, ele propôs os seguintes projetos e leis nos últimos anos: internet gratuita para os municípios, subsídios de 20% na conta de luz, inserção da Semana Farroupilha no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná, fixação de 50% dos alimentos da merenda escolar fornecidos pela agricultura familiar, lei da catraca liberada após 10 minutos de espera nas filas do pedágio, lei de incentivo à doação de órgãos e tecidos, passagem gratuita a pessoas com mais de 60 anos nas linhas de ônibus do transporte público intermunicipal, entre outros.

Moura é um veterano, mas antes mesmo de assumir as funções de deputado estadual ele já era conhecedor das técnicas legislativas e do funcionamento da Assembleia: foi assessor do deputado Nilso Sguarezi entre 1981 e 1986, e nos anos seguintes assessorou o secretário da Administração, Mário Pereira.

Décimo terceiro filho entre 15 irmãos, nasceu em 1959, em São João (Sudoeste do estado), numa família de pequenos produtores rurais – seu pai, o gaúcho Cícero de Moura, foi um dos pioneiros na colonização do Sudoeste paranaense.

Vem de sua infância o gosto pela natureza, pelas tradições do tropeirismo e pela música sertaneja.  Ainda cultiva o hábito de tomar chimarrão bem cedo, ouvindo o noticiário do rádio, já participou de várias cavalgadas no interior: nestes momentos, gosta de exaltar o “Brasil rural, da família e das nossas melhores tradições” e se emociona ao declamar poesia gauchesca.

Ainda adolescente, Nereu foi para Guarapuava, onde cursou o Ensino Médio. Nesta época, com 18 anos, cometeu poemas, publicados no livro Momentos que Ficam, e se iniciou no movimento estudantil, fazendo oposição ao regime militar na UPE (União Paranaense dos Estudantes) e na UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas).

Veio para Curitiba, tirou diploma na faculdade e voltou para o interior como professor numa escola rural em Catanduvas, seu primeiro emprego. Mas acabou retornando à capital para trabalhar no gabinete parlamentar de Nilso Sguarezi, que nos anos seguintes foi líder do Governo José Richa na Assembleia e presidente da Casa, e depois como assessor do secretário da Administração, Mário Pereira.

Aos 20 anos, foi um dos fundadores da Juventude do PMDB paranaense e em 1990 disputou sua primeira eleição. Ficou como suplente, mas assumiu o mandato de deputado em janeiro de 1993. Tornou-se conhecido pelos discursos firmes e muitas vezes contundentes. Apoiou os governos do PMDB e fez oposição aos adversários, buscando manter coerência.

Nereu Moura acabou na primeira suplência do MDB nas eleições de outubro deste ano e em 2019 ficará sem mandato pela primeira vez, depois de 26 anos seguidos como deputado, que ele completará no dia 4 de janeiro.

Despedida – Nereu Moura se despediu do Plenário da Assembleia Legislativa em discurso pronunciado na tribuna nesta segunda-feira (17), em que lembrou sua “lealdade ao povo do Paraná”, reafirmada ao longo dos vários mandatos que exerceu. “Como o apóstolo Paulo, combati o bom combate, honrei o voto dos cidadãos paranaenses”, disse ele.

“Saio pela porta da frente, de cabeça erguida e a consciência tranquila. Promovendo o bem do meu estado. E aqui escrevi uma bela história da minha vida”, afirmou. “Venho aqui para agradecer a Deus, ao povo do Paraná, aos meus colegas deputados, de todas as legislaturas, e aos funcionários desta Casa”, acrescentou Nereu Moura.

Foi aparteado por vários deputados que exaltaram sua trajetória na vida pública. O deputado Professor Lemos (PT) classificou-o como “um defensor do interesse público e da qualidade do serviço público oferecido aos cidadãos”. “O Parlamento perde muito com sua experiência”, afirmou por sua vez o líder da Oposição, Anibelli Neto (MDB), enfatizando a “dignidade e a honradez” do deputado Nereu Moura no desempenho de suas funções. Já o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) disse que, ao iniciar seu primeiro mandato na Assembleia, se espelhou na atuação de Moura para caracterizar sua ação parlamentar.

O deputado Tadeu Veneri (PT) disse a Moura: “Vamos sentir a sua falta. O seu debate duro, mas leal, fará falta nesta Casa”. Segundo Veneri, Moura cumpriu seu mandato com dignidade. “Pouca gente faz o trabalho que Vossa Excelência realizou em favor do interior. Tenho orgulho de privar da sua amizade”, disse Nelson Justus (DEM).

Francisco Bührer (PSD) referiu-se a Nereu Moura como “batalhador e lutador incansável” das causas do povo paranaense, por quem tem o maior respeito. Marcio Pacheco (PPL) disse que Moura foi eleito para vários mandatos e que só não obteve a reeleição em outubro em virtude de vicissitudes dos mecanismos eleitorais.

Dr. Batista (PMN) afirmou que Moura “jamais claudicou, sempre se manteve em linha reta”, estudando minuciosamente os temas debatidos nas comissões permanentes de que fez parte. Por fim, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou seu “respeito e admiração” pela trajetória de Nereu Moura de “28 anos de vida dedicados a uma região e ao estado”. Referiu-se ainda a Moura como “deputado combativo, guerreiro e estudioso do Regimento Interno”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação