No encontro sobre animais peçonhentos, deputado Tercilio Turini (PSD) ressalta relevância das universidades no progresso do Paraná

20/03/2024 15h06 | por Assessoria Parlamentar
Médico e deputado estadual Tercilio Turini com o pesquisador Erico Vital Brazil, neto do cientista Vital Brazil que desempenhou o soro antiofídico.

Médico e deputado estadual Tercilio Turini com o pesquisador Erico Vital Brazil, neto do cientista Vital Brazil que desempenhou o soro antiofídico.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Médico e deputado estadual Tercilio Turini com o pesquisador Erico Vital Brazil, neto do cientista Vital Brazil que desempenhou o soro antiofídico.

Centenas de estudantes, professores universitários, pesquisadores, dirigentes e membros de órgãos de saúde e de outras instituições estão participando do 1o Encontro sobre Animais Peçonhentos do Norte do Paraná. São participantes de diversos estados brasileiros que vão debater até sexta-feira, na Universidade Estadual de Londrina, temas como envenenamento de pessoas por picadas e ataques de animais, riscos de acidentes com escorpiões, cobras, aranhas e outras espécies na área urbana e no meio rural, questões de saúde pública e estratégias de aproximação, cooperação e ações conjuntas entre instituições, pesquisadores e prestadores de serviços à população.

Como presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tercilio Turini esteve hoje de manhã na abertura, reencontrou muitos amigos e amigas no Centro de Ciências da Saúde (CCB) e falou sobre a relevância da UEL e demais universidades estaduais na formação dos jovens, no atendimento ao cidadão e no desenvolvimento do Paraná. "Muitos acham que as universidades públicas são um empecilho e só representam despesas, não reconhecem o papel das instituições como alavanca do progresso e instrumento de avanços sociais. Antes da UEL, por exemplo, as pessoas sem boas condições financeiras não iam para faculdade. Eu mesmo sou de uma família pobre, que trabalhava em lavouras de café, e só consegui fazer Medicina porque estudei na UEL. Sou o maior defensor das universidades estaduais do Paraná na Assembleia" - ressaltou o deputado.

Tercilio Turini comentou sua relação de compromisso e carinho com a UEL: "São seis anos como estudante, dois anos como residente e 36 anos como professor de Medicina e médico no Hospital Universitário. Mais da metade da minha vida dentro dessa universidade" - citou, e lembrou que quando foi chefe da Regional de Saúde em Londrina participou da criação no HU do Centro de Informações e Assistência Toxicológica, em 1985. "Foi um grande passo para organizar o atendimento a pessoas vítimas de animais peçonhentos. Antes não havia uma rotina definida de socorro aos pacientes, cada médico atendia de um jeito. Era CIT e depois passou a CIATOX, um serviço de saúde pública que já salvou milhares de vidas no Norte do Paraná" - disse o médico e diretor do HU por mais de 30 anos.

"Fico muito feliz de participar desse Encontro sobre Animais Peçonhentos que reúne em Londrina pessoas de destaque nas universidades, institutos de pesquisa e órgãos de saúde pública. Parabéns aos organizadores e todos os participantes" - declarou Tercilio Turini ao lado do vice-reitor da UEL Airton Petris, do pesquisador Érico Vital Brazil (neto do médico e cientista Vital Brazil, que desenvolveu o soro antiofídico), de dirigentes do Instituto Butantan, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Paraná e de outras instituições de pesquisa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação