No retorno das sessões, deputados fazem balanços e planos para a nova legislatura

03/10/2022 18h11 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados avaliam renovação das bancadas na Casa e cenário pós 1º turno das eleições

Deputados avaliam renovação das bancadas na Casa e cenário pós 1º turno das eleiçõesCréditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados avaliam renovação das bancadas na Casa e cenário pós 1º turno das eleições

Na primeira sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, depois do 1º turno das eleições, nesta segunda-feira (3), não houve votação de projetos. Os deputados usaram a Tribuna para discursar, agradecer votações no pleito, fazer balanços das campanhas eleitorais e para falar dos próximos passos no Poder Legislativo, que, além de ter uma renovação de 44,5%, com 24 novos parlamentares, consagrou políticos experientes com votações históricas, caso de Alexandre Curi (PSD), com mais de 237 mil votos e o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSD), com mais de 116 mil votos.

(Sonora)

Para o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que também ultrapassou os cem mil votos, o eleitor escolheu votar em candidatos “reais”, que tenham propostas que representem avanços para a população do estado.

(Sonora)

Líderes da Oposição e do Governo, os deputados Arilson Chiorato (PT) e Marcel Micheletto (PL), também celebraram as vitórias nas urnas. Micheletto atribuiu a votação, superior à de 2018, ao trabalho como secretário de Estado e a atuação como líder do Governo.

(Sonora)

Arilson, que dobrou a votação de quatro anos atrás, comemorou ainda a eleição da bancada estadual e federal.

(Sonora)

Outra novidade na composição da Assembleia em 2023, vem da bancada feminina, que terá dez deputadas. O dobro da atual. Uma das reeleitas, a deputada Mabel canto (PSDB), acredita que isso aconteceu justamente pela maior presença das mulheres como candidatas e, no caso particular dela, pela atuação dentro da Casa de Leis em prol das mulheres. Pelo perfil das novas eleitas, Mabel tem um palpite para a nova legislatura.

(Sonora)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação