
As comemorações pelos 330 anos de Curitiba também chegarão à Assembleia Legislativa do Paraná. Uma Sessão Solene está marcada para o dia 23 de março, no plenário da Casa, às 18 horas. A proposição é do deputado Ney Leprevost (União) e ocorre às vésperas do aniversário da cidade, no dia 29 deste mês.
“Curitiba é a terra de todas as gentes. Nossa cidade nunca pode perder suas melhores características que são o respeito e a solidariedade entre as pessoas. Nestes 330 anos, o grande homenageado deve ser o povo de Curitiba”, afirmou o parlamentar.
Entre os participantes, personalidades e representantes de entidades que contribuíram para o desenvolvimento e a história da capital dos paranaenses.
Com aproximadamente 1,9 milhão de habitantes, Curitiba o município mais populoso da região Sul e oitavo no país. Referência em qualidade de vida, foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil.
A capital do Paraná possui alto Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), de 0,823, ocupando o décimo lugar entre todas as cidades brasileiras, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É, ainda, sétima cidade com o melhor ambiente para o empreendedorismo, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, realizado pelo Ministério da Economia.
História
Criada a partir de um pequeno povoado bandeirante em 1693, a cidade nasceu como Nossa Senhora da Luz dos Pinhais O nome Curitiba foi implantado a partir de 1721.
Apenas em 1853 foi escolhida para ser a capital da Província do Paraná, a partir do desmembramento do território paranaense do estado de São Paulo.