Nota Política - Deputado Marcelo Rangel

04/12/2007 18h25 | por Osni Gomes / 41 9161-5680 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO MARCELO RANGEL
“É uma idéia inovadora! Não existe nada parecido no Brasil e é de grande importância para o País. Precisamos oferecer uma concorrência saudável para Viracopos e transformar essa proposta em uma alternativa viável para a aviação brasileira”. Foi assim que o ministro da Defesa Nelson Azevedo Jobim Nelson Jobim avaliou a idéia levada ontem pelo deputado Marcelo Rangel e a empresa Morozowski & Perry – Arquitetos Ltda., em conjunto com o deputado federal Ratinho Junior. “O Aeroporto Internacional do Mercosul, como está sendo chamado, pode ser considerada uma idéia bem sucedida”, comemorou ontem o deputado Rangel.O próximo passo, já definiu o ministro, será de repassar todas as informações para os técnicos da ANAC, que vão poder analisar em detalhes as questões de área, legislação e viabilização que estão sendo apresentadas. Agora tudo vai depender da escolha da área ideal (já em andamento), o desenvolvimento do Máster Plan (plano macro de engenharia), de um Business Plan (plano financeiro) e do estudo de impactos ambientais (RIMA). Todos estes planos serão desenvolvidos no próximo ano, onde se prevê o planejamento integrado, objetivando o rápido início obras do Aeroporto Internacional do Mercosul.Rangel confirmou o total interesse e o aval do governo brasileiro para que a obra se consolide o mais rápido possível, comentando que ontem “novas adesões ao processo foram dadas por deputados e pelo senador Flávio Arns, o que fecha oficialmente a bancada paranaense do senado. Agora só falta o interesse do governador Roberto Requião”, comentou. PropostaPara os técnicos da Morozowski & Perry, já se passou a primeira etapa. “A primeira e mais importante fase de viabilização é a de aceitação da população e autoridades locais, ou a viabilização sócio-política. Esta ocorreu em forma de audiência no dia 29, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa, onde estavam presentes, o prefeito e seus principais vereadores, empresários, deputados e população local, onde 100 % dos presentes pré-aprovaram o novo Aeroporto e elogiaram a iniciativa do deputado Marcelo Rangel”.No encontro foram apresentados: Visão Geral do Transporte Aéreo Mundial; Dimensionamento do Sítio Aeroportuário; Elaboração de croquis ilustrativos do sítio aeroportuário e área de entorno, com indicações de dimensões de pistas e edificações, incluindo Zona de Proteção do Aeroporto e Zoneamento de Ruídos; Estudos de movimentos atual de aeronaves, passageiros e cargas nos aeroportos da Infraero, de forma a mostrar a realidade atual de movimentação de cargas aéreas; Estatísticas da Embraer, Airbus e Boeing , prevendo o crescimento mundial de aeronaves; a relação de indústrias instaladas em Ponta Grossa e sua relação com o transporte aéreo; crescimento da frota nacional de aeronaves e a necessidade de ampliação da Infra-Estrutura Nacional; vantagens de Ponta Grossa em ser um possível centro de distribuição de mercadorias (localização geográfica, clima, rodovias, ferrovias, etc.); modelos de Financiamento ( PPP – Parceria Público Privada, Project Finance, Debêntures e Quotas de Participação) e viabilidades sócio-política, ambiental, financeira e Técnica.O mesmo projeto foi apresentado o ministro da Defesa Nelson Azevedo Jobim, o qual foi apoiado em sua plenitude, demonstrando grande interesse no novo modelo de desenvolvimento aeromodal, pedindo seu encaminhamento imediato junto a ANAC.“Saio da reunião com muito otimismo e levo para a minha cidade a certeza de que Ponta Grossa dá um passo gigantesco na consolidação de uma idéia que parecia impossível, mas que hoje se torna uma grande realidade”.