Nota Política – Deputado Pedro Ivo

05/09/2007 17h09 | por Jornalista: Mariane Antunes / 41 3350-4186
A Comissão de Agricultura da Câmara Federal reprovou hoje o projeto de lei 3.854/97, de autoria do deputado federal Adão Pretto (PT-RS), que regulamenta a participação dos agricultores no processo de classificação e recebimento do fumo acompanhando, assim, a definição do preço oferecido pelas empresas fumageiras. Dos deputados paranaenses que fazem parte da comissão, apenas o deputado Assis do Couto foi favorável ao projeto. O resultado da votação foi 26 a 9. Nos últimos meses foram realizadas nos estados do sul do país audiências públicas com manifestações favoráveis a aprovação do projeto, que recebeu apoio de deputados estaduais e entidades do setor. O deputado Pedro Ivo utilizou a tribuna da Assembléia Legislativa do Paraná, na sessão ordinária dessa quarta-feira para se manifestar sobre a votação: “É lamentável o resultado dessa votação na Comissão de Agricultura da Câmara Federal. É muito grande a diferença de poder entre as indústrias fumageiras e os fumicultores. O critério utilizado pelas indústrias é injusto com os produtores já que eles nunca sabem o quanto irão receber pelo produto. Além disso, são 48 critérios de classificação do fumo, o que dificulta a seleção. As diferentes tonalidades de folhas do produto são pretextos para que as fumageiras diminuam o preço final”. O deputado ainda citou o exemplo de empresas de outros setores agrícolas que classificam e compram produtos direto na propriedade do produtor, que fica sabendo na hora o preço que será pago pela produção.