Nota Política - Deputado Péricles de Mello (pt)

11/04/2007 16h49 | por Assessoria de Imprensa / (41) 3350-4250 - 9621-2141
O deputado Estadual Péricles de Mello (PT) participou nesta quarta-feira (18) de uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Péricles foi cobrar mais investimentos do governo do estado para a segurança de Ponta Grossa. Os vereadores pontagrossenses Eliel Polini (PSB) e Albino Szesz - Xexinho (PMDB); o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Perci Pedroso; e o presidente da Associação Comercial, Jordão Bahls de Almeida Neto, participaram da reunião. Péricles vinha sendo cobrado pelo vereador Polini e por lideranças políticas de Ponta Grossa a urgência de um encontro com o secretário Delazari. “Apresentamos ao secretário um panorama de como está a estrutura da segurança no município e as carências emergências do sistema. A intenção é que a secretaria de Segurança atenda as demandas mais deficitárias”, afirmou o deputado. Na audiência, Péricles destacou a necessidade de reforçar em curto prazo a segurança do Mini-Presídio Hidebrando de Souza. Na semana passada o presídio sofreu a quarta fuga de presos realizada neste ano. Segundo o deputado não é uma situação normal esse número de fugas em tão pouco tempo, o que determina uma ação emergencial do Estado. Péricles disse que o secretário se comprometeu em ampliar a estrutura do presídio e para isso, de imediato, vai terminar as obras que estão em andamento. “A secretaria de Segurança vai analisar qual procedimento será mais rápido e eficiente, concluir a construção das celas atuais ou instalar celas do tipo shelter”, informou. O material desse tipo de cela é composto por uma estrutura de concreto monobloco, sem frestas, para impedir a escavação do terreno. É um material mais resistente do que as construções comuns.Delazari lembrou que essa não é a primeira vez que o presídio de Ponta Grossa passa por reformas durante o governo Requião. No momento, dentre as obras de adequação estão o aumento do muro de 2,8 para 4 metros, instalações de câmaras e a construção de duas guaritas com seis a sete metros de altura. O secretário afirmou que estas obras devem ficar prontas em 30 dias. O presidente do Conselho Comunitário, Perci Pedroso, salientou ainda, durante a audiência, a necessidade de Ponta Grossa possuir mais uma casa de custódia. A reivindicação será feita ao secretário de Estado da Justiça e Cidadania. Péricles vai agendar em breve outra audiência na secretaria de Justiça para dar andamento ao pedido com urgência. Investimentos no PRDelazari destacou os investimentos do governo estadual na área da segurança pública. De acordo com o secretário durante o governo Requião foram incorporados 4.500 homens ao contingente das polícias civis e militares em todo o Paraná. Outros 700 policiais estão sendo contratos para fazer parte do Projeto Povo. Ainda de acordo com Delarazi, será aberto concurso público oferecendo mais 500 vagas para a polícia civil. Nos os últimos quatro anos a segurança pública no Estado recebeu mais de 4.500 viaturas. As vagas nos presídios também aumentaram. O secretário enfatizou que em cinco anos, das 6,7 mil vagas existentes, passaram para 12,5 mil, e que até 2008 chegará a 18 mil vagas em todo o Estado. Delazari enfatizou também que o governo está ciente de como é complexo estruturar a segurança pública. Disse que com a atuação mais repressiva do policiamento, aumenta-se o número de presos e com isso a necessidade de investir mais na infra-estrutura dos presídios. Fato que ocorre em diversos municípios, entre eles, Ponta Grossa.