Notas Políticas

26/02/2008 18h50 | por
CCJ aprova extinção de cargos da Serlopar Os deputados da Oposição conseguiram aprovar, por seis votos a cinco, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (26), uma emenda ao projeto do Executivo que determina a transferência do imóvel que pertencia à extinta Serlopar. A emenda em questão foi apresentada em plenário quando da votação do projeto em segunda discussão e determina que os cargos em comissão da Serlopar também sejam extintos. "Se a Serlopar não existe mais, por que manter os cargos?", questionou o deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição. "A Casa Civil está abarrotada de funcionários sem função. Todo órgão que é extinto os cargos são transferidos para a Casa Civil. Não podemos admitir essa farra", completou Rossoni.O projeto não tem data definida para retornar ao plenário para votação. Estudantes devem vigiar projeto de eleição no Estadual, diz Rossoni Mesmo após a aprovação da constitucionalidade do projeto que institui eleições diretas para o cargo de diretor no Colégio Estadual do Paraná, alunos, professores e sindicato devem continuar atentos e mobilizados, alertam os deputados da Oposição. O líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), acredita que o projeto será aprovado pelos deputados estaduais, mas teme que o governador vete a matéria. "O líder do governo alega que o projeto é inconstitucional e está votando contrário ao projeto. Isso mostra que o governador Requião também é contrário ao tema, porque quando eles querem aprovam qualquer projeto aqui, mesmo sendo inconstitucional", alertou Rossoni. "Peço cautela às pessoas interessadas no assunto. Não podemos nos iludir de que esse projeto terá uma tramitação fácil", completou. O líder do PDT, deputado Luiz Carlos Martins, lamenta que a atitude do líder do governo seja um espelho da decisão do governador Requião. "O deputado Romanelli se mostra contrário ao projeto não por ele ser inconstitucional e sim porque contraria uma postura política do governo dele", disse Martins. Governador Requião tem que respeitar as decisões das urnas, diz Edgar Bueno Durante a discussão do projeto que institui eleições diretas para o cargo de diretor do Colégio Estadual, o deputado Edgar Bueno (PDT) questionou a forma como foi feita a escolha do reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e disse que o governador Requião “tem que respeitar a comunidade acadêmica e nomear aquele que realmente foi o vencedor. O governador Requião tem que respeitar as decisões das urnas”. “Como é que vamos discutir democracia se não praticamos? A comunidade acadêmica está reclamando da forma como foi conduzido o processo eleitoral. Foi inventada uma fórmula para anunciar um empate e com isso o governador nomeou aquele que não era de desejo da comunidade. Temos que aceitar o resultado de uma eleição que é o alicerce da democracia”, concluiu Bueno. Passeio das ambulâncias para Curitiba continua, denuncia Edgar Bueno O deputado Edgar Bueno (PDT) criticou, na tarde desta terça-feira (26), a falta de investimentos na área da saúde do governo Requião. Bueno afirmou que a queixa é geral e que as prefeituras do interior investem apenas em ambulâncias. "O governo Requião não tem investido os 12% do orçamento na saúde, como determina a Emenda 29. Nos dois últimos anos o percentual não passou de 7%. Enquanto isso o passeio das ambulâncias trazendo doentes do interior para capital continua porque não se tem atendimento nas cidades do interior", disse Bueno. Segundo o deputado, o governo estadual vem aplicando, indevidamente, recursos na área da saúde. "Para fechar a conta, o governo contabiliza as despesas do Hospital Militar, os gastos com saneamento básico e do programa Leite das Crianças que não podem ser incluídos. O Ministério Público já notificou a irregularidade, mas nada foi mudado. Enquanto isso a saúde está um caos e me parece que não é um lamento só meu e sim de toda a população do Paraná".