Notícias de Jornais Desta Segunda-feira

03/07/2007 14h45 | por
GAZETA DO PARANÁ/Fernando Maleski (Cascavel, 30/06/2007)Fênix - O deputado Edgar Bueno (PDT) anda ensaiando o vôo da Fênix. Depois de recuperar a imagem e o prestigio eleitoral ao ser eleito deputado estadual. Agora, o ex-prefeito tem a oportunidade de ressurgir das cinzas da eleição de 2004, de onde se saiu esturricado pela derrota acachapante contra o atual prefeito Lísias Tomé por diferença superior a 20 mil votos. JORNAL HOJE/Política (Cascavel, 01/07/2007)NÚMEROS – Edgar Bueno lidera intenção de votosPesquisa mostra preferência do eleitor para a prefeituraNo momento em que todos os partidos começam a se mobilizar para escolha de seus pré-candidatos à Prefeitura de Cascavel, o Jornal Hoje, em parceria com o Instituto Exatta de Pesquisa, foi às ruas ouvir a preferência do eleitor, considerando que o pleito para escolha do novo prefeito fosse hoje. O material é amplo e simula o quadro eleitoral com diferentes opções. Ao longo da semana o leitor poderá conferir cada situação proposta ao eleitor cascavelense. Nesta edição, confira o quadro geral, com os números das pesquisas espontânea, estimulada e rejeição. ESPONTÂNEA - A primeira situação pesquisada foi a escolha espontânea, onde o eleitor indica o nome de sua preferência. O deputado estadual Edgar Bueno (PDT), aparece na liderança das intenções de votos, com 29%, seguido por Salazar Barreiros (PP), com 9,8%. O prefeito Lísias Tomé (sem partido) seria a terceira opção do eleitorado, com 5,2%. Na seqüência aparecem Jacy Scanagatta (sem partido), com 2,8%, Alfredo Kaefer (PSDB), com 2,6% e Julio Cesar Leme da Silva (PMDB), com 1%. Leonaldo Paranhos (PMDB), Francisco Menin (PDT) e Jadir de Mattos (PTB) também foram citados, mas ficaram com menos de 1% das intenções de votos. Outros 48,38% da população não opinaram. ESTIMULADA - Na pesquisa estimulada, onde o Instituto Exatta listou 15 nomes aos eleitores, novamente Edgar Bueno aparece como preferido de 48,20% das intenções de voto, seguido por Salazar Barreiros, com 20,20%. Na seqüência aparecem Jacy Scanagatta, com 5,6%, Alfredo Kaefer e Lísias Tomé, empatados com com 5,4%, Leonaldo Paranhos, com 3,8%, Julio Cesar Leme da Silva, com 2,6% e Francisco Menin, com 2,4%. Fernando Dillemburg (PR), Jadir de Mattos (PTB), Eduardo Sciarra (DEM), Juarez Berté (PPS), Paulinho Mion (PSB), Marcos Solano (PV) e Marlise da Cruz (PV), obtiveram menos de 1% da intenção de votos. EXATTACoordenador avalia a pesquisaPara o diretor geral do Instituto Exatta, Doraci Pedro “Xico” Tebaldi, que coordenou a pesquisa de opinião pública para medir a intenção de votos para prefeito, o quadro atual não é definitivo, mas reflete uma tendência para as eleições, embora ela só ocorra em outubro do próximo ano. Xico Tebaldi considera que o desempenho da administração do prefeito Lísias Tomé reflete diretamente na votação do deputado Edgar Bueno. “O Edgar tem um cabo eleitoral gratuito. Quanto pior o desempenho da administração, melhor será a aceitação do Edgar”, resumiu.