Nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil é empossada em evento na Assembleia Legislativa O paranaense João Krainski Neto assumiu o cargo de presidente da Confederação Maçônica do Brasil, que congrega 21 Grandes Orientes.

03/06/2016 19h21 | por Jaime S. Martins
Sessão Solene de posse da Confederação Maçônica do Brasil

Sessão Solene de posse da Confederação Maçônica do BrasilCréditos: Dálie Felberg/Alep

Sessão Solene de posse da Confederação Maçônica do Brasil


A noite de sexta-feira (3) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi marcada pela posse da nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) para o período 2016/2017. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), que enalteceu a posse de um paranaense – João Krainski Neto – como presidente da Confederação. “Muito bom ver um paranaense em uma função que é presidir a Confederação Maçônica do Brasil. A maçonaria é uma instituição que se confunde com a história da própria humanidade e tivemos grandes brasileiros em momentos decisivos do país integrando a ordem maçônica. Há pessoas de todas as religiões integrando essa instituição que, além de aspecto filosófico, tem o aspecto da caridade, da filantropia e da benemerência”.

Romanelli lembrou que a escolha da sede do Poder Legislativo para a posse do novo presidente foi feita pela própria COMAB e que isso valoriza ainda mais o Legislativo paranaense.

O novo presidente, João Krainski Neto, sucederá a Amílcar Silva Júnior. Ele é natural de Agudos do Sul e falou da responsabilidade em assumir a função, principalmente pelo bom trabalho realizado pelos antecessores. “A maçonaria tem se projetado ao longo da história do Brasil. Os que me antecederam já fizeram trabalhos muitos virtuosos e a responsabilidade é muito grande”, disse. “A nossa tarefa, a partir de hoje, é coordenar o trabalho de mais de vinte Grandes Orientes pelo Brasil e esses maçons todos estão esperando que a maçonaria esteja presente nos dias atuais da história que está aí acontecendo. A maçonaria fará a sua parte com responsabilidade, como sempre fez”, completou.

Tão logo assumiu a Presidência da COMAB, Krainski Neto empossou os demais integrantes da nova diretoria: como vice-presidente Gilberto Lima Silva, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia; como orador, Noê Paulino de Carvalho, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão; e como tesoureiro, Marcos Alberto Moreira de Menezes, Grão-Mestre do Grande Oriente Amazonense. Também foram empossados os integrantes do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes.

Participaram da cerimônia, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa (PSDB); o secretário Municipal de Defesa Social Renê Roberto Witek, representando o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT); o ex-governador e presidente do BRDE, Orlando Pessuti; e o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira.

Homenagem – A comenda Grã Cruz, que é concedida pela COMAB a pessoas físicas e jurídicas que, de alguma forma, tenham desenvolvido projetos ou ações que contribuíram para conscientização e/ou erradicação da corrupção e para conscientização da ética e da moralidade foi destinada ao juiz federal Sérgio Moro e ao procurador da República, Deltan Dallagnol.

O secretário-geral da Comab, Rubens Franz, destacou que a homenagem aos dois se dá pelo trabalho desenvolvido na história recente do país. “Eles são ícones do Brasil e serão ícones da história brasileira. Eles, e as equipes, representam todo um sentimento do cidadão brasileiro, ou a grande maioria, de virar uma página na história e que o Brasil efetivamente passe a ter gestões públicas eficazes, aplicando bem os recursos públicos em prol do cidadão”.

Foram homenageados com a “Medalha de Grande Reconhecimento” o deputado Romanelli, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja da Bahia, Jair Tércio Cunha Costa e o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Noal Berbigier. Essa é a mais alta condecoração concedida pelo Grande Oriente do Paraná a cidadãos prestadores de excepcionais serviços à ordem, à Pátria ou à Humanidade e aos que se empenham na defesa dos ideais maçônicos.

 

Nova diretoria da COMAB

Presidente: João Krainski Neto

Vice-presidente: Gilberto Lima Silva

Orador: Noê Paulino de Carvalho

Tesoureiro: Marcos Alberto Moreira de Menezes

 

Conselho Fiscal

Tadeu Pedro Drago

Ward de Souza Gusmão

Onildo Silva Almeida Filho

 

Suplentes do Conselho Fiscal

Ricardo Fernando Pereira

Osvaldo Roberto Sobrinho

José Wanderlei Costa

 

COMAB – A Confederação Maçônica do Brasil foi fundada em 1991. Anteriormente se chamava Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, instituída em 1973. A criação da COMAB teve por objetivo vincular cada Grande Oriente Federado a uma Confederação, sem perda da autonomia, independência e soberania de cada ente federado. Congregam a COMAB 21 Grandes Orientes.

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação