O "Fala Deputado" desta semana revela Marcio Pacheco, um crítico dos políticos que hoje se orgulha de fazer política Ele dormia em colchão de palha, tomava água de mina, banho de bica e vivia criticando os políticos. Hoje político, é apaixonado pelo que faz.

15/06/2016 10h54 | por Cláudia Ribeiro
Programa " Fala Deputado" com deputado Marcio Pacheco (PPL)

Programa " Fala Deputado" com deputado Marcio Pacheco (PPL)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa " Fala Deputado" com deputado Marcio Pacheco (PPL)

Se você é um daqueles críticos da política e dos políticos, precisa ouvir a entrevista de Marcio Pacheco (PPL) no programa “Fala Deputado” desta semana, na Rádio Assembleia. E talvez até mude de opinião.  É que este parlamentar, que está no primeiro mandato na Alep, não se conforma com as críticas da população aos políticos. Ele próprio reconhece que já foi assim. Mas resolveu ser um agente transformador. “É muito fácil julgar. Dizer que todos os políticos são ruins. Mas se o cidadão é honesto, de bem, e tem liderança, ele também pode ser um candidato a cargo público e provar exatamente o contrário”, justifica.

Foi o que Marcio Pacheco fez. Ele nunca imaginou trocar a vida de policial pela função de vereador em Cascavel, já que tinha uma sólida carreira profissional. Mas bem lá no fundo, ele queria mais. Pensava no que poderia fazer pelo bem-estar das pessoas. “A gente precisa servir mais do que ser servido. Foi com esse pensamento que me tornei um político”, diz.

E pensa que demorou para essa transformação acontecer? Ele contou, durante o bate papo, que na vida dele as coisas costumam mudar de forma rápida. Logo no primeiro dia como vereador, em 2013, já foi eleito presidente da Câmara de Cascavel.  E tomou atitudes tão duras para economizar dinheiro público que acabou credenciado a se candidatar a deputado estadual.  “Fiquei só um ano e meio na Câmara e em 2014 fui eleito deputado estadual”.

Da infância na roça até os dias de hoje, contou na entrevista, a mudança foi ainda mais radical. Pequeno, caminhava cerca de sete quilômetros para chegar até a escola. Mas ele era tão feliz que isso pouco importava. A família era humilde, mas a vida era muito divertida.  “Eu dormia em colchão de palha, vivia com os pés no chão, tomava água de mina e banho de bica, comia quirera, sabia carpir e roçar a terra, mas tenho ótimas lembranças daquele tempo”, recorda.

Mais tarde fez Faculdade de Letras e passou em dois concursos públicos: o da Polícia Militar (PM), onde trabalhou durante dez anos, e depois o da Polícia Federal (PF), onde esteve por oito anos. Foi atuando e vendo a corrupção de perto que Marcio Pacheco mudou a sua visão de mundo. Foi aí que deixou de criticar os políticos para querer se tornar um deles.  “De que adianta a gente apenas falar? O que cada um de nós está fazendo, de fato, para mudar isso? A nossa sociedade só muda se a gente contribuir para essa mudança”, afirma.

Para saber ainda mais deste parlamentar – que não quer ser apenas mais um na política e que pretende ser um instrumento de transformação – ouça agora o programa na íntegra, aqui mesmo no site, ou busque uma boa estação de rádio da sua região. A entrevista com Marcio Pacheco é, no mínimo, inspiradora.

Ouça o Podcast relacionado