O Fala Deputado recebe Alexandre Guimarães esta semana. Ouça!

17/03/2016 11h00 | por Claudia Ribeiro e Trajano Budola
Podcast
 Da escola pública para a vida pública. Saiba mais sobre Alexandre Guimarães no “Fala Deputado” desta semana

Filho de político, o deputado, que é dentista por formação (fruto da educação pública),  aprendeu desde cedo que é através da política que se promove as verdadeiras transformações na sociedade.

Alexandre Guimarães ainda está no primeiro mandato como deputado estadual, mas conhece política desde cedo. O pai, Afonso Portugal Guimarães, é o  atual prefeito de Campo Largo na região de Curitiba, e já esteve na cadeira por três  vezes. “Ele nunca nos incentivou a  seguir carreira  na política, mas claro que foi a influência dele que me fez tomar gosto”, disse, durante a entrevista.

Mas  as coincidências com as preferências do pai não param por aí. Alexandre, assim como Afonso Guimarães,  sempre frequentou a escola pública. E aprendeu com ele que precisa ser grato por isso. “Meu pai sempre me ensinou: se você vem da escola pública, foi o dinheiro do povo que pagou seus estudos. Então, quando entrar em seu consultório um paciente que não possa pagar, você tem a obrigação de atendê-lo mesmo assim”, conta.

Apesar de parecer ainda mais jovem, Alexandre Guimarães tem 42 anos. Está no primeiro mandato e esta foi a única  eleição que disputou. Mas  a vida parlamentar não provocou tantas mudanças assim na vida dele. “Como eu vivo política em casa desde sempre e já fui secretário e ocupei outras funções  na prefeito de Campo largo, ser deputados estadual mudou pouco minha rotina”.

E por falar nisso, quando foi coordenador odontológico da Secretaria  de Saúde no município de  Campo Largo, entre 2001 e 2004, Alexandre criou um programa de prevenção às doenças bucais que fez muito sucesso. O  “Ônibus do Dr. Dentão”, onde um ônibus percorria as escolas do município fazendo atendimentos. “Conseguimos atender, em um ano, 17 mil crianças da educação básica. Foi um dos maiores programas de prevenção do estado”, se orgulha o deputado.

Na Assembleia, ele continua atuando na área da saúde, como integrante da Comissão de Saúde Pública e projetos voltados para a área,  mas vai além do tema. Participa da  Frente Parlamentar Anti-corrupção e preside a Frente Parlamentar   de Políticas Sobre Drogas. “Queremos dar nossa contribuição para que possamos não apenas combater as drogas e a corrupção, mas criar políticas públicas para mudar o quadro que temos hoje”, finaliza.