O persistente Paranhos está no programa "Fala Deputado" desta semana, na Rádio Assembleia Na entrevista ele contou boas histórias dos tempos de vendedor e de como a persistência o ajudou a se tornar parlamentar.

11/05/2016 11h42 | por Cláudia Ribeiro
Programa "Fala Deputado" com deputado Paranhos (PSC)

Programa "Fala Deputado" com deputado Paranhos (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa "Fala Deputado" com deputado Paranhos (PSC)

Persistência é a principal característica de Leonaldo Paranhos (PSC) ou, simplesmente, Paranhos. Antes de se tornar parlamentar, o entrevistado desta semana do programa “Fala Deputado”, da Rádio Assembleia, disputou (e perdeu) oito eleições seguidas. Cinco só para deputado.  “Por aí dá pra perceber como eu amo política, né? Mas persistente eu sempre fui em tudo o que eu fiz”, disse.

Paranhos é de Paraíso do Norte, mas mora em Cascavel, no Oeste do Paraná.  Está no segundo mandato e, entre as áreas prioritárias que defende na Assembleia, está a da saúde. Logo que foi eleito pela primeira vez, em 2010, conseguiu assinaturas para instalar a CPI do SUS.  E um dos motivos que levaram o deputado a querer mais qualidade na saúde foi um fato que aconteceu dentro da casa dele, quando ainda era garoto. “Vi minha mãe correr os hospitais com meu irmão para não permitir que amputassem o braço quebrado dele, o que, graças a Deus e à persistência dela, não aconteceu, mas me marcou muito”, lembrou durante a entrevista.

De família humilde, para sobreviver, Paranhos já colheu algodão e trabalhou em madeireira, mas se destacou mesmo foi como vendedor das Casas Pernambucanas. Ele revelou aos jornalistas Trajano Budola e Dálie Felberg, que era uma ocupação árdua.  De regime quase militar. “Se você não vendia a quantidade necessária para bater a meta do mês, tinha que comprar para atingir. Hoje não tem mais isso, mas confesso que tive que correr muito atrás”.

E foi graças a uma venda bem-sucedida que Paranhos foi premiado e comprou o primeiro bem: uma moto.

Paranhos acredita numa política onde o representante, seja vereador, deputado, prefeito, não importa, precisa estar mais próximo da população.  “O agente político é a voz das pessoas. Não podemos nos distanciar delas. E é assim que tento me manter”, finalizou.

Quer conhecer mais das histórias de Leonaldo Paranhos? Então ouça o programa que já está aqui no site e pode ser ouvido também em rádios de todo o Paraná. E os bastidores dessa atração da Rádio Assembleia, que mostra o parlamentar além do Plenário, estão em um vídeo que você confere no Facebook da Alephttps://www.facebook.com/assembleialegislativapr/videos/1052215244813775/?__mref=message_bubble

Ouça o Podcast relacionado