O programa "Fala Deputado" desta semana mescla juventude e experiência O entrevistado dos jornalistas da Rádio Assembleia é o deputado Evandro Júnior (PSDB) que, apesar de jovem, já faz política há uma década.

05/10/2016 10h50 | por Cláudia Ribeiro
Programa " Fala Deputado" com deputado Evandro Júnior (PSDB).

Programa " Fala Deputado" com deputado Evandro Júnior (PSDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Programa " Fala Deputado" com deputado Evandro Júnior (PSDB).

Evandro Júnior (PSDB) nasceu em 1988, ano de promulgação da atual Constituição Federal, que consolidou a transição de um regime autoritário para a democracia no país. Assim como a Carta Magna, o entrevistado do “Fala Deputado” desta semana também é jovem. Mas, aos 28 anos, já tem uma década de participação bastante ativa na política. Está no segundo mandato como deputado estadual e já foi vereador em Maringá. “Fui o vereador mais jovem da história do município, com apenas 18 anos de idade”, lembra.

O convidado do programa da Rádio Assembleia, Evandro Buquera de Freitas Oliveira Júnior, herdou o gosto pela política do avô, o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Hermas Brandão. E não faz isso por obrigação. “Eu gosto de estar nos municípios, passar por mais de dez cidades em um único dia. Tenho muita disposição”, disse.

A dedicação é total. Ele contou, ao longo da entrevista, que precisa acordar cedo e dormir tarde para dar conta do recado. Na medida do possível, tenta atender a todo mundo e ainda consegue conciliar as amizades da infância e adolescência com a política. “Mesmo nas minhas caminhadas pelas regiões que represento, estou sempre me encontrando com conhecidos e faço da política também uma forma de lazer”.

Fã de redes sociais, os perfis do parlamentar estão sempre atualizados com as andanças gravadas em vídeos e fotografias.  Para ele, as redes são mais uma forma de dar oportunidade ao cidadão de ter acesso à informação. “Quem acreditou em mim e me segue nas redes sociais tem direito de saber o que estou fazendo, como está a minha atuação. E tem direito também de criticar quando achar necessário”, afirmou.

Deputado municipalista, Evandro Júnior trabalha buscando levar recursos para os municípios de sua base política, na região de Maringá, os do Noroeste, os municípios do Norte Central e também do Norte Pioneiro. Quando isso acontece, diz que fica satisfeito. “Acho que a missão do político é trabalhar para o bem-estar das pessoas, em todas as áreas possíveis”.

Questionado sobre o futuro na carreira política, o deputado diz que sonha em ir além e atuar, inclusive, no Executivo. Quem sabe o municipal?  “Espero contar com quem sempre me apoia para alçar voos mais altos”, responde.
Na clássica mensagem que os deputados costumam deixar no fim de cada  entrevista, Evandro Júnior mandou um recado às pessoas “de bem”: “Participem das eleições,  não apenas votando, mas se candidatando, atuando. A política precisa de gente de bem, de boas ideias, de criatividade”.

Quer conhecer mais desse jovem político? Então ouça o programa “Fala Deputado” na íntegra, aqui mesmo no site da Assembleia. Ou vai poder ouvir esse bate papo em uma rádio próxima de você. Afinal, a programação da Rádio Assembleia é enviada a cerca de 400 emissoras de todo o Paraná.

Ouça o Podcast relacionado