Obras de infraestrutura da PR 280, devem começar em 2015, afirma Traiano

28/07/2015 15h28 | por Claudia Ribeiro
Podcast
 “Acredito que no fim deste ano ainda possamos iniciar esta obra”. A obra que o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) se refere  é a de melhorias em toda a infraestrutura  da PR 280, que corta o Sudoeste do Paraná.

Um trecho da rodovia, de 284 km entre Marmelândia e Palmas, é o único que ainda não está duplicado. Os estudos para a duplicação já estão prontos e o governador Beto Richa (PSDB) acaba de anunciar que em setembro vai abrir o processo de licitação para a concessão da rodovia. Uma reivindicação antiga de toda a população que o presidente Traiano se empenhou pessoalmente, ao lado de prefeitos da região, para concretizar.

Mais de 40 municípios vão ser beneficiados com a concessão da PR 280.   Traiano lembra que a concessão foi a alternativa encontrada em função do alto  custo  para o Estado arcar sozinho:  R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais.

Ele fez questão de afirmar que a parceria com a iniciativa privada  vai ser amplamente discutida com a população, por meio de audiências públicas e com a maior transparência possível.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT),  acredita que a população vai apoiar  a proposta, já que vem sofrendo há anos com as más condições da estrada. Para Zucchi, o benefício será bem maior que o custo.

Os deputados Wilmar Reichembach (PSC), Guto Silva (PSC) e Paulo Litro (PSDB) também defendem a concessão da rodovia.

Traiano destacou que as obras de duplicação, instalação de trincheiras e viadutos vão melhorar o tráfego e proporcionar mais segurança aos motoristas de uma das mais importantes regiões produtoras do Paraná.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, também afirma que, a partir do ano que vem, o Estado vai retomar sua capacidade de investimento, graças ao ajuste fiscal aprovado na Assembleia  e as ações adotadas pelo Governo,  os valores para investimento em 2016 ultrapassam os R$ 5 bilhões.