Obras No Aeroporto de Siqueira Iniciam Em 15 Dias, Diz Romanelli

23/11/2007 17h55 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / 41 9648-1104 - 9241-2401 - 9121-2114 / 3350-4191 / daniel@luizromanelli.com.br - contato@luizromanelli.co
O líder do Governo na Assembléia, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), foi informado nesta sexta-feira (23), pelo secretário estadual de Transportes, Rogério Tizzot, que as obras para a recuperação do aeroporto municipal de Siqueira Campos iniciarão em menos de 15 dias. “O governador Requião autorizou os valores licitados no final de outubro, e as obras de recuperação asfáltica e sinalização da pista e do pátio de manobra e estacionamento das aeronaves estão previstas para começar no início de dezembro”, informou Romanelli. A recuperação do aeroporto começou a sair do papel em agosto deste ano quando o prefeito Luiz Antonio Liechocki (PMDB) esteve em Curitiba para reuniões com os técnicos da Secretaria de Transportes. “Assinamos um convênio entre a prefeitura e a Secretaria dos Transportes, que fica responsável pela licitação, fiscalização e controle dos trabalhos, além do pagamento pela realização da obra. Em contrapartida, a cidade deve dar o suporte necessário para esse acompanhamento e garantir o encaminhamento administrativo necessário”, disse Liechocki. Além de servir toda a região, o novo aeroporto será fundamental para a instalação da primeira fábrica de robôs brasileira. Segundo Romanelli, “é mais uma obra para Siqueira Campos que vai receber uma indústria de robótica e está numa posição estratégica no Norte Pioneiro. O aeroporto vai contribuir para o desenvolvimento econômico daquela região que merece atenção especial do Governo do Paraná”. RECUPERAÇÃO - De 2003 até agora foram realizadas obras de recuperação de pista e hangares em 11 aeroportos públicos municipais - 30% do total de pavimentados - com investimentos em torno de R$ 2,8 milhões por convênio. Há mais de 10 anos não se realizava um programa de obras em aeroportos públicos municipais. “A falta de manutenção fez com que os terminais se tornassem inseguros e insuficientes para atender a demanda de determinadas regiões. Muitos dos aeroportos já recuperados têm apresentando um número elevado de pousos e decolagens por mês. Alguns também são utilizados por unidades de UTI móvel, que requer cuidados extras e máxima qualidade do pavimento e segurança na operação”, completou Tizzot. MECATRÔNICA - A indústria de robôs será instalada em um barracão industrial financiado pelo Governo do Estado. Os recursos, na ordem de R$ 1 milhão, foram garantidos no início de agosto. “É assim que o Paraná, de fato, avança sua política industrial que incorpora tecnologia e faz avançar o conjunto da sociedade paranaense. Siqueira Campos é um exemplo que tem que ser reproduzido porque também tem que ter a parceria das universidades, das instituições de ensino superior do Paraná, porque está envolvendo o desenvolvimento de alta tecnologia em nosso estado”, destacou Romanelli.