Obras públicas vão retomar economia do Paraná
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou, nesta segunda-feira (4), o esforço do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Paraná em reforçar os convênios com os municípios que resultam no investimento de mais de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, habitação, meio ambiente, entre outras.
“Em todo o Paraná, o governo realiza obras de infraestrutura, preparando os municípios para a retomada da economia. Com o apoio dos deputados, o Paraná segue em frente, fortalecendo todas as regiões e garantindo os investimentos necessários para que possamos superar esse momento difícil para o Estado e o País”, diz Romanelli.
Através da Fomento Paraná, adianta o deputado, várias obras estão em andamento, que melhoram a infraestrutura urbana e mostram que o Estado está se antecipando, para retomar com celeridade a economia. "Há uma crescente recuperação das vagas de emprego, por meio do incentivo a pequenas e microempresas em todas as regiões do Paraná."
Desenvolvimento - Segundo Romanelli, são ações que integram as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “Pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, por exemplo, as cidades receberam R$ 44,4 milhões em grandes obras, que vão desde a melhoria de aeroporto e terminal rodoviário a centenas de quilômetros de estradas pavimentadas”, confirma.
Romanelli afirma ainda que não há distinção entre os municípios e que todos, igualmente, recebem investimentos, independente da região ou da sigla partidária do prefeito. O conjunto de obras atende ainda a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas), que aponta para uma série de diretrizes para um novo ciclo virtuoso nos países. “O Paraná tem feito o dever de casa”, resume.
Em todo o Estado, são 500 projetos, entre obras civis e pavimentação de vias urbanas, atendendo 240 cidades com ações financiadas por meio do SFM (Sistema de Financiamento aos Municípios). São R$ 265,5 milhões em recursos novos para atender 109 financiamentos de obras para 90 municípios, além de outros R$ 150 milhões em recursos que deixaram de ser pagos em 2020 para permitir que os recursos fossem direcionados a ações de prevenção sanitária, contra a covid-19.
Romanelli informa ainda que o SFM é um sistema único no Brasil, que não apenas leva recursos para o desenvolvimento e infraestrutura urbana de qualidade, como também promove o desenvolvimento regional e local. “Tanto a região metropolitana de Curitiba quanto todas as 19 microrregiões do Estado têm recursos do SFM, que atendem aos planos diretores e ao desenvolvimento estratégico dos municípios, considerando a potencialidade local e outras vocações que integram as cadeias produtivas do Paraná", disse.
Notícias Relacionadas
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia maisSebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia mais