Oposição Busca Informações Sobre Os Cursos da Urfpr-litoral

31/08/2007 17h28 | por Sonia Maschke / 41 3350-4193
Pela denúncia, que chegou à Liderança da Oposição nesta semana, acompanhada de vasta documentação, os cursos ofertados pela instituição estariam irregulares. Uma auditoria interna, realizada no mês de maio, confirma o problema. “A universidade do Litoral foi uma conquista para os paranaenses. Esperamos que as falhas já tenham sido corrigidas, mas não podemos fazer vista grossa para qualquer sinal de irregularidade. Nossa obrigação é fiscalizar. Por isso, prestamos um serviço à sociedade ao manifestar preocupação com os alunos, para que não sejam prejudicados”, afirmou Rusch. A universidade do Litoral, em Matinhos, entrou em funcionamento em agosto de 2005 e tem capacidade de atender 1.600 alunos. A formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos de Agroecologia, Enfermagem e Turismo e Hospitalidade foi em 14 de agosto deste ano. Pelas informações que chegaram aos deputados da Oposição, os cursos ofertados atualmente pela Universidade do Litoral não são os mesmos autorizados durante a elaboração do projeto de cursos e encaminhado ao Conselho Universitário da UFPR (COUN). Os cursos foram definidos por uma comissão criada pelo governador Roberto Requião em abril de 2004. A auditoria informa que “até o momento (11/05) não há nenhuma resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR) aprovando os cursos de graduação e profissionalizantes implantados no campus Litoral”. Mesmo que os cursos fossem os mesmos do projeto enviado ao COUN estariam irregulares porque não obteve o aval do CEPE. Além disto, uma comissão deveria ter sido criada para fiscalizar o funcionamento e instalação do campus da UFPR, o que não aconteceu. Os certificados emitidos aos formandos do curso de Agroecologia não foram emitidos pela Universidade do Litoral e sim pela Escola Técnica da UFPR em Curitiba. A comissão, criada pelo governador, definiu pela oferta de três cursos de graduação: Educação Física Turismo Gestão AmbientalE três técnicos: Transações imobiliárias Enfermagem Aqüicultura No entanto, os cursos de graduação oferecidos são: Fisioterapia Gestão e empreendedorismo Serviço Social Gestão ambiental (único acordado). E os cursos técnicos são: Agroecologia Gestão imobiliária Turismo e hospitalidade Orientador comunitário Técnico em enfermagem (único acordado)