Oposição Critica "trem-bala da Alegria"

22/05/2007 17h58 | por
Oposição atira no “trem-bala da alegria” de Requião O líder da Oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), batizou a excursão da comitiva do governador Roberto Requião ao Japão de “trem-bala da alegria”. Para o deputado, trata-se de um fato grave o governador ter viajado às custas dos cofres públicos sem anunciar quem seriam os integrantes da comitiva e ocultar até mesmo os objetivos da viagem. “São conhecidos entre os membros do grupo, o governador, a primeira-dama, Maristela Requião, e os quatro deputados da Assembléia. Os demais figuram em uma caixa-preta que o governo não revelou”, diz Rossoni, estranhando que uma viagem oficial tenha todas características de excursão recreativa privada.O líder da oposição nota que as suspeitas de que se trata de um passeio com objetivo de lazer para os favoritos da corte aumentam quando se observa que a própria Agência de Notícias do governo do Estado, sempre tão pródiga em noticiar as supostas façanhas administrativas do governador, não encontrou nada para dizer sobre essa misteriosa viagem ao oriente.Rossoni observa ainda que esse tipo de viagem custa caro aos contribuintes. Segundo o deputado, cálculo feito por um jornal de Curitiba aponta que o custo só com passagens aéreas e hospedagem para cada membro do “trem-bala da alegria” seria de R$ 15 mil, no mínimo, sem contar despesas com alimentação, taxas, traslados. “O governador encheu um jato com sua comitiva. Levou até intérprete japonês. E quem paga a conta é o trabalhador”, alfinetou. Deputados querem esclarecimentos sobre viagem ao Japão (Box)Os deputados da Oposição na Assembléia Legislativa querem que o governo preste esclarecimentos a respeito da viagem do governador e sua comitiva ao Japão e à França. O requerimento dos deputados pergunta: 1- Quais os motivos da viagem?2- Quantos são os integrantes da comitiva? Quantos estão viajando as expensas do Erário? Quantos são servidores do Poder Executivo? Quantos de outros Poderes?3- Qual a despesa da viagem para os cofres estaduais? Passagens, diárias, deslocamentos internos e outras viagens? Qual o total da despesa com a referida viagem? Os deputados também querem saber das despesas do governo com cartão de crédito corporativo utilizado pelos servidores. (Quais órgãos solicitaram a emissão de crédito, quantos foram emitidos, em nome de quais servidores e os respectivos limites de gastos autorizados).O abuso nos gastos e a falta de informações por parte do governo em viagens são problemas antigos. Ficou sem resposta o pedido de informações feito no ano passado pelo ex-deputado José Domingos Scarpellini sobre a viagem do Governador e comitiva para a França e EUA, entre 25 de novembro e 8 de dezembro de 2006. Projeto obriga governo a publicar informações claras sobre viagens Está tramitando na Assembléia Legislativa um projeto do deputado Ney Leprevost (PP) que obriga a publicação no Diário Oficial das informações sobre viagem de servidores públicos. O projeto deixa claro que essas informações precisam ser detalhadas e claras. Atualmente publica-se informações cifradas, de tal modo que só um iniciado pode entender do que se trata, quem viajou, quanto gastou, qual foi o destino e o motivo da viagem.O deputado Valdir Rossoni é o relator do projeto de Leprevost. Rossoni apresentou emenda para estender a determinação para todos os servidores do Estado, não apenas os comissionados, como sugere o projeto original.