Oposição na Assembleia Legislativa tem novo líder Deputado Professor Lemos (PT) assume a função no lugar do deputado Tadeu Veneri (PT).

04/02/2020 15h13 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Professor Lemos (PT) assume a Liderança da Oposição.

Deputado Professor Lemos (PT) assume a Liderança da Oposição.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputado Professor Lemos (PT) assume a Liderança da Oposição.

O deputado estadual Professor Lemos (PT) é o novo líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele assumiu o cargo nesta terça-feira (4) em substituição ao deputado Tadeu Veneri, que se torna líder do PT no Legislativo. A deputada Luciana Rafagnin (PT) e o deputado Goura (PDT), respectivamente, serão a primeira e o segundo vice-líderes da Oposição.

Professor de matemática e ciências de rede pública e deputado estadual desde 2009, Lemos afirmou que a oposição será ainda mais combativa neste ano, cumprindo seu papel constitucional de fiscalizar o Poder Executivo e cobrar que o Estado cumpra seu papel social.

“Ser líder é uma responsabilidade muito grande. Com a chegada do deputado Goura, somos agora em sete parlamentares. É uma bancada unida e seremos ainda mais combativos neste ano. O governo não pode continuar adotando medidas que prejudicam a população, como o aumento abusivo de tarifas de água, ou precarizando os serviços públicos na saúde, educação e segurança. Também vamos continuar lutando, com ainda mais determinação, em defesa dos servidores públicos do Paraná, que levam as políticas sociais até a população”, afirmou.

A bancada de Oposição é formada pelos deputados Professor Lemos (PT), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Ragafnin (PT), Requião Filho (MBD) e Tadeu Veneri (PT).

Perfil – A atuação do Professor Lemos é marcada pela defesa da classe trabalhadora. Foi líder estudantil, presidente de associação de agricultores, dirigente de associação de moradores, funcionário, professor e diretor de escola.

Filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) ao ingressar na rede estadual de ensino, ainda na década de 1990. Em Cascavel, foi eleito presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato.

Em novembro de 1998, junto com sete companheiros, fez greve de fome dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, contra um plano de carreira previsto pelo Governo do Estado e que acabaria com a carreira estatutária dos professores. Na época, o chamado Pladep não foi implantado.

Por duas gestões foi eleito presidente da APP-Sindicato e trabalhou em importantes conquistas para a carreira de professores e funcionários de escola. Atuou também no Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e coordenou o Fórum dos Servidores Públicos do Estado por seis anos.

Em 2009, assumiu como suplente uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2010, foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual com 48.801 votos. Foi reeleito em 2014 e em 2018. Na última eleição, recebeu 84.892 votos, sendo o terceiro deputado estadual mais votado do Estado.

Na Assembleia, contribuiu na fiscalização dos atos dos Poderes Executivo e Judiciário, apresentou projetos de lei e ajudou a aprovar leis de interesse público. Ele também promoveu debates relevantes na Assembleia, através de audiências públicas e seminários. Também apoia e acompanha negociações de várias categorias do funcionalismo estadual com o governo do Estado. Outro aspecto do trabalho de Lemos é a defesa dos movimentos sociais de mulheres, negros, juventude e LGBTI+.

Atua também na defesa da educação pública de qualidade, agricultura familiar e camponesa, comunidades tradicionais, reforma agrária, segurança pública, assistência social e acesso à moradia. Como deputado, Lemos luta pela igualdade de oportunidades, pela justiça, pela dignidade. Acredita firmemente que cada um de nós tem um importante papel na criação de uma nova sociedade, fundamentada no respeito ao próximo e na concretização do ideal de solidariedade, nos quais embasou sua prática de vida.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação