Os impactos dos acidentes de moto no Sistema de Saúde são debatidos em audiência pública

08/05/2018 12h13 | por Cláudia Ribeiro
(Dsecrição do áudio))

Representantes da Itaipu, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), das secretarias estadual e municipal de Saúde, do Instituto Paz no Trânsito (IBPTran), do Hospital Cajuru, do DETRAN/PR, se uniram aos deputados delegado Recalcatti (PSD), Rasca Rodrigues (PV) e Hussein Bakri (PSD), para debater em uma audiência pública, os  impactos dos acidentes de moto no sistema de saúde. Foi na manhã desta terça-feira (8) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Segundo Recalcatti, o foco para as motocicletas tem motivo: o crescimento no número de acidentes envolvendo motos.

(Sonora)

Os diretores do Cajuru, que atende 100% pelo SUS, e 24 horas por dia,   trouxeram dados alarmantes desse aumento: Dos cerca de  10 mil pacientes que passam pelo pronto-socorro todos os meses,  4500 são  vítimas de  acidentes de motos e pelo menos mil chegam com politraumatismos. A maioria das vítimas é de jovens  do sexo masculino na faixa dos 23 anos. São 19 acidentes de moto por dia. Os grandes acidentados são os moto boys e moto-fretistas. E o custo disso por paciente varia de 60 a 70 mil reais. O diretor-geral da instituição, André Garcia, diz que a maior causa é a imprudência dos condutores. Para ele, o evento do Maio Amarelo é importante para que essa população entenda isso e não jogue a responsabilidades apenas para as autoridades.

(Sonora)

A coordenadora na área de trânsito da Secretaria Municipal de Saúde, Considera os eventos de trânsito  como epidemias. E lembrou que  atua em parceria com a Setran, a Secretaria Municipal de Trânsito e que existe em Curitiba,  uma comissão criada por meio de lei, que trata do tema.

Não apenas durante o mês de maio, mas em todo o ano, o DETRAN/PR realiza  ações  como treinamento para motociclistas, vai  às escolas para orientar os jovens sobre direitos d deveres no trânsito,  nas universidades, para também levar a eles informações de segurança e atua em  todos os modais. Inclusive com pedestres. São amis de 30 projetos educativos desenvolvidos.

Neste mês, as cem Ciretrans  espalhadas pelo Paraná estão  fazendo um trabalho educativo com a população.

Também foi anunciado durante o debate, que o órgão de trânsito está adquirindo 384 bafômetros, o que significa que toda blitz em Curitiba contará com o  equipamento. Além disso,  o Estado Investiu em vias sinalizadas na capital e em 282 cidades, com projetos para  sinalizar outras  80.

Mas todos os palestrantes concordaram que nada é suficiente se não houver o respeito  no trânsito. Que essa  ainda é a melhor forma de minimizar os acidentes. O IBPTran, por exemplo, acolhe as vítimas, as famílias das vítimas e os infratores, mas lembra que é necessário ter auto-responsabilidade.  Por isso, o  tema do Maio Amarelo deste ano  “O trânsito somos nós”.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.