A prevenção e o autocuidado são os focos de mais uma edição da “Campanha Outubro Rosa”. Durante todo mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero a Assembleia Legislativa do Paraná abre espaço para diversas ações de estímulo ao cuidado com a saúde e de solidariedade com as guerreiras que enfrentam a batalha pela vida.
Durante o lançamento oficial da campanha nesta segunda-feira (02), a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) destacou a importância das ações de conscientização das mulheres sobre os cuidados com a própria saúde, já que muitas ainda não dão a devida importância aos exames preventivos.
Sonora
O alerta foi dado pela diretora do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes, que usou a tribuna do Plenário do Legislativo para apresentar os principais sintomas do câncer de mama em mulheres e também nos homens, as medidas de rotina que todos devem seguir e dados alarmantes sobre a doença. No próximo ano, 54 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama, o que representa um quarto de todos os diagnósticos de câncer no país. Para Mara, campanhas como o “Outubro Rosa” despertam a população para o tema.
Sonora
A importância do diagnóstico precoce também está estampada nos registros do fotógrafo Milton Nitta. As fotos em exposição no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná retratam a força e a vitalidade de mulheres que venceram a batalha contra o câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, como explica Carolina Poliquesi, chefe da Divisão de Saúde da Mulher e Neoplasias da Secretaria de Estado da Saúde.
Sonora
Durante todo o mês também será possível fazer doações de lenços que serão encaminhados para as mulheres ainda em tratamento. A caixa de coleta das doações também permanecerá no Espaço Cultural da Assembleia, junto à exposição fotográfica, até o dia 31 de outubro.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.