Notícia Destaque

Outubro Rosa é tema do programa Rádio Assembleia desta quarta-feira (3)

Jornalista Vanusa Ribeiro conta como transformou seu enfrentamento ao câncer de mama em apoio e orientação para outras mulheres com a doença.

Ana Luzia Mikos
3 min de leitura
712 visualizações
JORNALISTA VANUSA RIBEIRO
Vanusa Ribeiro. Foto: Sandro Nascimento/Alep

Começou o Outubro Rosa e o programa Rádio Assembleia tratou de abordar especialmente o câncer de mama. O mês se tornou um símbolo de conscientização sobre esse tipo de câncer, o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. E a convidada para a edição desta quarta-feira (3) foi Vanusa Ribeiro.

A jornalista teve câncer de mama e, ao invés de se entregar, transformou a doença em luta. Ela criou o blog Laços do Peito para contar a sua trajetória. Com isso, passou a ser exemplo para mulheres com a doença. Hoje faz palestras, participa de eventos e se tornou uma ativista pela causa. Sua iniciativa colabora para o debate sobre o tema, compartilhando não apenas informações, mas as emoções de quem encara pessoalmente ou acompanha alguém com a doença.

Ela contou que quando soube do câncer aceitou completamente a doença, o que causou uma grande surpresa nas pessoas. “Diante dessa surpresa, percebi que precisava falar sobre isso para outras mulheres. Pois não podemos receber o diagnóstico como um atestado de óbito precoce”, explicou.

Campanha – O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidados, prevenção e exames de rotina. Neste ano, o tema da campanha é: "Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz". A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é especialmente importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente. O autoexame também é fundamental para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba qualquer alteração nas mamas, procurando rapidamente um médico nesses casos.

Doação de lenços – Na próxima segunda-feira (8), às 12 horas, será promovido um evento no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa para marcar a abertura da Exposição Outubro Rosa 2018, assim como a abertura da segunda campanha “Doe Lenços”, que serão depois repassados a mulheres em tratamento contra o câncer. A campanha dos lenços da solidariedade e a exposição no Legislativo seguem até o dia 31 deste mês.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado. A proposta do programa desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná é apresentar e discutir de maneira simples e dinâmica os temas que estão em debate na sociedade.

Apresentado pelos jornalistas Cláudia Ribeiro e Odilon Araújo, o programa leva até os ouvintes informações sobre temas relevantes para o dia a dia, como os debates que estão acontecendo no Poder Legislativo, dicas de saúde, maneiras para o cidadão fazer valer seus direitos e muitos outros assuntos.

O programa é um conteúdo multiplataforma, pensado para o rádio e também disponibilizado para a televisão e para as redes sociais. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia. Ele vai ao ar na TV às 15h30 nas segundas, terças, quartas e sextas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

[podcast id=4860 /]

Compartilhar: