Palestra destaca a importância do Aprimoramento Comunicacional nas Relações Profissionais Evento, promovido pela Escola do Legislativo, teve como objetivo explorar a importância da comunicação eficaz no ambiente profissional.

03/04/2024 16h47 | por Rafael Guareski
Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório Legislativo.

Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório Legislativo.

Compreender como transmitir informações de maneira clara, ouvir ativamente e gerenciar conflitos de forma construtiva, e saber a importância de uma comunicação eficaz no ambiente profissional, foram os principais temas discutidos na palestra realizada pela mestre em psicologia e especialista em gestão de conflitos Mayta Lobo. O evento ocorreu nesta quarta-feira (03) e foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

A palestra, que aconteceu no Auditório Legislativo, atraiu pessoas de diversos setores, como estudantes, profissionais do legislativo, servidores públicos e interessados em desenvolver habilidades de comunicação interpessoal.

O objetivo principal do encontro, que teve como tema: “Aprimoramento Comunicacional - O Cuidado com as relações profissionais", foi explorar a importância da comunicação eficaz no ambiente profissional, destacando a relevância do cuidado e da sensibilidade nas relações interpessoais dentro das organizações. Ao longo do evento, foram abordados temas como a escuta ativa, a empatia, a gestão de conflitos e a construção de um ambiente de trabalho saudável.

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais e desafios enfrentados no dia a dia profissional, enriquecendo ainda mais o debate e proporcionando uma troca de ideias construtiva. Narli Resende, que é agente de compliance do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), lembrou de quando era professora e vivenciou problemas na forma de comunicação com os alunos. “Eu lecionava na oitava série e fui contratada para dar aula na segunda série. No primeiro dia de aula percebi que as crianças ficaram olhando para mim sem entender muito o que estava acontecendo. No segundo dia, um dos alunos se levantou e disse, professora, nós não estamos entendendo nada disso que a senhora está falando. Foi aí que eu percebi que eles usavam formas diferentes de estudar daquelas que eu estava acostumada no oitavo ano”.

Para a servidora do legislativo Ana Paula Bordini Orasmo Lobo, palestras como a realizada nesta quarta-feira, são fundamentais para o crescimento profissional. “Eu tenho acompanhado o trabalho da Escola do Legislativo e achei uma inovação ótima trazer esse tema. Eram sempre cursos técnicos e mais voltados aos procedimentos da Casa. Acredito que é possível melhorar os relacionamentos e o conhecimento não ocupa espaço”.

Segunda a palestrante, a comunicação é uma habilidade fundamental para o sucesso em qualquer área profissional. Ela não apenas influencia a forma como nos expressamos, mas também como nos relacionamos com nossos colegas, superiores e subordinados. "É a partir da nossa comunicação que nós vamos trazer formatos para os nossos relacionamentos. Então a qualidade dos nossos relacionamentos está diretamente ligada com a qualidade da nossa comunicação. Então é preciso pensar nos entraves da nossa comunicação e o que torna as nossas relações mais destrutivas e ao mesmo tempo quais habilidades podemos desenvolver, sejam elas comportamentais, emocionais, ou de linguagem, para que nossas relações sejam mais construtivas especialmente no ambiente de trabalho”, ressaltou Mayta Lobo.

Para a coordenadora da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, a iniciativa de promover palestras como esta reflete no compromisso da Escola em fornecer educação e desenvolvimento profissional de qualidade para os cidadãos paranaenses. “Queremos despertar a consciência dos participantes para o impacto que as relações profissionais têm no ambiente de trabalho e na qualidade do trabalho produzido, além de mostrar ferramentas de comunicação que podem melhorar a convivência e o ambiente de trabalho. No ano passado focamos bastante em cursos técnicos sobre licitações, aprimoramento de normas. Este ano, pretendemos focar nas habilidades pessoais, que também são muito importantes para o desenvolvimento do trabalho e do servidor”.

A palestra na integra pode ser assistida no canal do legislativo paranaense no YouTube

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação