Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

“Paraná dá passo histórico rumo ao campo digital”, destaca deputado Fabio Oliveira (Podemos)

Deputado Fábio Olveira (Podemos), coordenador Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável.
Deputado Fábio Olveira (Podemos), coordenador Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável. Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) comemorou a aprovação, nesta terça-feira (11), do Projeto de Lei nº 1015/2025, que cria o Programa de Melhorias do Sistema de Telecomunicação e Conectividade Rural – Paraná Conectado. A proposta, apresentada pelo Governo do Estado, estabelece uma política de Estado permanente para a inclusão digital no meio rural. O texto passou em 1º e em segundo turnos, e com a dispensa de votação da redação final, segue para sanção do Poder Executivo.

Durante a votação, o líder do Governo, deputado Hussein Bakri, exaltou a iniciativa e destacou o papel do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia, deputado Fabio Oliveira, na construção do projeto.

“Quero fazer um destaque aqui, inclusive a pedido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, ao deputado Fabio Oliveira, que levou até ele essa demanda e iniciou o trabalho. Quero reconhecer que esse projeto está aqui hoje graças à ação de muitas pessoas, mas, principalmente, à sua”, afirmou o líder do Governo.

O parlamentar recordou que o debate teve início em agosto de 2023, durante a audiência pública ‘Conectividade no Campo: cenário atual e as necessidades da agropecuária paranaense’, promovida em parceria com o Sistema Ocepar e diversas entidades do setor.

“A conectividade rural efetiva, como vai acontecer agora, reduz custos de produção, aumenta a produtividade e ajuda a resolver um problema social grave, que é o êxodo rural. Ela mantém o homem no campo e traz mais segurança”, destacou Fabio Oliveira.

Dados do IBGE indicam que apenas três em cada dez propriedades rurais brasileiras têm acesso à internet, um dado que evidencia o tamanho do desafio. Além disso, pesquisas sobre desenvolvimento regional mostram ainda que a expansão da conectividade rural está diretamente ligada ao crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à geração de renda e à modernização das cadeias produtivas.

Representantes da SEAB, da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial, do IDR-PR, além de organizações como FAEP, FETAEP, ADAPAR, cooperativas e produtores rurais, participaram da construção da proposta.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação