Paraná Festeja Os 153 Anos da Lei de Criação

24/08/2006 17h17 | por Rafael de Lala
Distribuído em 24/08/2006Jornalista: Rafael de Lala A comemoração dos 153 anos de emancipação política do Paraná será feita na segunda-feira, dia 28, durante sessão solene na Assembléia Legislativa, convocada em conjunto com o Movimento Pró-Paraná e entidades cívico-culturais paranaenses. Os trabalhos serão abertos pelo deputado Hermas Brandão, presidente do Legislativo Estadual e terão a participação do desembargador Luiz Renato Pedroso, vice-presidente de assuntos culturais da entidade paranista, além de outras autoridades e personalidades. A oradora da cerimônia será a professora Clotilde Germiniani, mestra emérita da Universidade Federal do Paraná. O evento assinala a sanção da Lei Imperial nº 704 pelo imperador Pedro II, no dia 29 de agosto de 1853, que decretou a criação da então Província do Paraná; a instalação da nova unidade territorial ocorreu no dia 19 de dezembro do mesmo ano. Implantada a nova província, os poderes públicos regionais foram sucessivamente instalados; em 1854 a então Assembléia Provincial e, já nos fins do século 19, após a República, o Tribunal de Justiça, completando a autonomia político-federativa do Paraná. Para a sessão comemorativa, que terá início às 17 horas de segunda-feira, no plenário principal da Assembléia Legislativa, estão sendo convidadas autoridades, membros de entidades culturais e cidadãos paranaenses identificados com a História e os valores paranaenses.