Paraná inova ao debater o orçamento participativo, diz deputado Romanelli (PSD)

29/05/2023 19h15 | por Assessoria Parlamentar

“É o orçamento participativo que debate o futuro do Paraná”, afirmou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que preside a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que preside a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, reiterou nesta segunda-feira (29) a importância da participação popular na discussão e elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 a 2027. Ele também destacou que o controle social é fundamental na aplicação dos recursos públicos. “É o orçamento participativo que debate o futuro do Paraná”, disse ele.

O planejamento de política públicas de médio e longo prazos, através do PPA, e a formatação do orçamento estadual foram objeto de quatro audiências públicas realizadas na semana passada, numa parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento e a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa. Os encontros ocorreram em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco.

“Estamos inovando, fazendo o debate com toda a sociedade civil organizada em todas as regiões do Paraná. É uma demonstração de compromisso e de responsabilidade", afirmou. “Nós temos que demonstrar como é aplicado o dinheiro público, quais investimentos e obras prioritárias que vão alavancar o desenvolvimento o Paraná e fazer isso de forma muito responsável, com a participação da sociedade”, ressaltou Romanelli.

O Plano Plurianual, segundo Romanelli, deve refletir muitas das demandas regionais. “Nos próximos quatro anos, teremos um orçamento de R$ 270 bilhões. São recursos fundamentais para repartir renda, diminuir a desigualdade social e promover o crescimento e o equilíbrio de todas as regiões. Isso pode fazer com que o Paraná possa prosperar como um todo”, sustentou ele.

Próximas etapas

Segundo Romanelli, as próximas audiências deverão acontecer no mês de junho no Norte, Norte Pioneiro e na região Oeste. Para o deputado, as reuniões, além extremamente importantes, mostram o ineditismo do legislativo ao estimular a participação popular na discussão dos investimentos prioritários do Estado. “Os debates em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco foram muito produtivos. Agradeço a participação de 10 parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que foram proativos no encaminhamento dos debates", reiterou.

Romanelli exaltou a iniciativa do secretário Guto Silva, do Planejamento, e a sensibilidade do governador Ratinho Junior (PSD) de abrir o debate sobre a questão orçamentária. "Estamos promovendo debates sobre a construção do Plano Plurianual, o guia para os investimentos e gastos do Paraná nos próximos quatro anos. É algo inédito e que tem o incentivo do governador Ratinho Junior”.